Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Museu do Trem cria “Vagão das Crianças”, espaço de lazer e aprendizado para os pequenos

Entre as atrações, estão a exibição de desenhos animados, filmes educativos e um varal onde os visitantes mirins podem expor criações temporariamente

Divulgação

Divulgação

“Vagão das Crianças” proporciona ações educativas e interação para o público infantil

O Museu do Trem, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, possui agora um espaço voltado para o público infantil. O “Vagão das Crianças” é um espaço de lazer e aprendizado para os pequenos vai contar com atrativos como exibição de desenhos animados, filmes educativos e um estímulo para a criatividade artística dos visitantes mirins: um varal onde eles poderão expor, por tempo determinado, suas criações. A sala integra a exposição “Chegada e Partida” e fica aberta no horário normal de funcionamento do museu, no andar superior do equipamento.

O “Vagão das Crianças” foi idealizado pela pedagoga Marcela Gomes, da equipe educativa do Museu do Trem, e desenvolvida em conjunto os demais funcionários do espaço.Os filmes e desenhos animados exibidos na nova ala passam por curadoria para adequar o conteúdo ao tema do museu. Para os visitantes que quiserem expor desenhos e mensagens no varal, há material de desenho e pintura disponíveis para todos.

A criação deste espaço se deu em função de uma demanda dos visitantes do Museu do Trem, que expuseram o desejo por um espaço onde o público infantil também pudesse ser educado em torno dos temas tratados por lá. “Ao voltar-se ainda mais para o público infantil, o Museu avança no cumprimento de sua função social em trazer um conteúdo dinâmico e educativo para todas as idades”, explica André Cardoso, coordenador do Museu do Trem.

A EXPOSIÇÃO

A exposição Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco ocupa a parte térrea e o primeiro andar da Estação Central. Reúne mais de 500 peças sobre a memória ferroviária pernambucana, como cadeiras, bilheterias, carimbadores, sinalizadores, apitos, relógios, além de fotografias, cartazes, textos e diversos outros aparelhos relacionados no contexto do trem.

Na área externa, o público poderá conhecer carroças e locomotiva a vapor do início do século XX. Uma das melhores máquinas a vapor já construídas, com capacidade de puxar 70 vagões, é um dos equipamentos em exibição. Recursos multimídia também fazem parte da mostra, atualizando e deixando o acervo ainda mais atraente. Logo na entrada, o público tem acesso a um vídeo sobre o museu e a história da indústria do ferro e do trem. Numa outra sala, intitulada O Túnel, o visitante é surpreendido com uma imagem, em 3D, de um trem que sai de um túnel e vem em sua direção.

Serviço
Museu do Trem
Rua Floriano Peixoto s/n, São José – Recife
Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h | Sábado, das 10h às 17h | Domingo, das 10h às 14h (fechamento dos portões meia-hora antes do encerramento)
Telefone: (81) 3184.3197
Entrada Gratuita

< voltar para home