Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Museu do Trem expõe arte do português José Paiva até o dia 21 de novembro

Trabalhos em desenho, gravura e serigrafia estão abertos ao público desde esta terça-feira (12)

Divulgação

Divulgação

José Paiva usa canetas para elaborar suas peças expostas no Museu do Trem.

O Museu do Trem, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, expõe, até o dia 21 de novembro, mais de 20 obras assinadas pelo artista português José Paiva. A mostra, que iniciou nesta terça-feira (12), traz trabalhos em desenho, gravura e serigrafia e está aberto à visitação no horário de funcionamento normal do espaço. As peças aparecem carregadas de significado afetivo fruto da relação do artista com a cidade do Recife.

“Os desenhos apresentados nesta exposição, misturam na vontade de voltar ao Recife, nos abraços com que ele me acolhe, nas amizades reforçáveis e nas memórias que se avivam (cumpliCIDADES, Identidades), com a apresentação do exercício demorado da sua elaboração propositada para esta exposição”, explica José Paiva, com suas próprias palavras e grifos.

No Museu do Trem, o público poderá ver 20 desenhos, uma gravura e uma serigrafia. A origem do trabalho é curiosa. “Passou a ser um hábito durante as reuniões em que participo, usar uma das canetas que uso regularmente para ‘rabiscar-inconscientemente’, como modo de concentrar a atenção na escuta e participação das discussões em curso. Durante os últimos meses, estes rabiscos configuravam a imagem de uma árvore. Nenhuma árvore especial, mas uma árvore não nomeada, fruto de um desprendimento de atenção sobre o desenho e fruto de um desenhar-inconsciente que se formava”, revela o artista.

Nascido no Porto em 1950, José Paiva é Doutor em Pintura, Mestre em Arte Multimédia e Licenciado em ‘Artes Plásticas – Pintura’ pela Universidade do Porto — Faculdade de Belas Artes. É também professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Investigador Integrado do i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade). Já expôs no Brasil (Recife e Campina Grande, na Paraíba), em Moçambique, Cabo Verde, Espanha e França, além de Portugal.

Serviço
Exposição de José Paiva na Estação Central Capiba/ Museu do Trem
Rua Floriano Peixoto, s/n, São José, Recife-PE (próximo à Estação Recife do Metrô)
Até o dia 21 de novembro
Visitação: terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h | sábado, das 10h às 17h | domingo, das 10h às 14h (fechamento dos portões meia hora antes do encerramento)
Entrada gratuita
Informações: 3184-3197 / 3184-3198
Facebook: @museudotrempe
Instagram: @museudotremrec
www.cultura.pe.gov.br/museudotrem

< voltar para home