Museu do Trem publica série de vídeos sobre histórias de mulheres e ferrovias
Cinco vídeos da série já estão no ar e é possível assistir no Instagram às produções que destacam nomes femininos que fazem parte do universo ferroviário nacional
Postado em: Espaços culturais
Está no ar os cinco vídeos da série Mulheres da Ferrovia, ação em homenagem ao mês da mulher criada pelo Museu do Trem, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe. Agora, é possível assistir a todas as produções que destacam nomes femininos que fazem parte do universo ferroviário nacional, entre técnicas e defensoras da memória do transporte sobre trilhos no Brasil. O conteúdo está disponível no instagram.com/museudotremrec e no facebook.com/museudotrempe.
“A série foi a forma que achamos para, mesmo fechado à visitação presencial diante das medidas de prevenção à COVID-19, continuarmos cumprindo nossa função social de trazer conteúdo de qualidade e reflexões sobre questões de grande importância como a igualdade de gênero. Contando com o depoimento de personalidades femininas que trabalham na ferrovia ou na preservação do patrimônio ferroviário em vários lugares do Brasil, buscamos mostrar que a ferrovia, como qualquer outra área, é também lugar de mulher e é necessário que haja respeito e um reconhecimento por isso”, defendeu André Cardoso, do educativo do Museu do Trem.
O primeiro vídeo destaca Alice Bemvenuti, que atua como diretora do Museu do Trem de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (@museudotremsl), e integra o Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH -Brasil). Ela conta um pouco de sua experiência profissional e acadêmica e fala sobre a importância do trabalho exercido pelas mulheres frente a equipamentos culturais ferroviários.
No segundo vídeo, Cyntia Nascimento, presidente da ONG Movimento Nacional Amigos do Trem (@amigosdotrem), com sede em Minas Gerais e regionais em Pernambuco, Espirito Santo e Sergipe, fala sobre sua atuação à frente da organização. Além disso, revela como teve seus primeiros contatos com a estrada de ferro e ressalta a importância de mulheres ocuparem mais espaços na ferrovia.
Telma Barbosa, técnica de gestão da CBTU Recife (@cbturecife) e integrante da diretoria do Sindicato dos Ferroviários do Nordeste, é o destaque do terceiro vídeo. De família ferroviária, ela conta sua trajetória profissional e discorre sobre como as mulheres vem ocupando espaços no setor metroviário e ferroviário.
O quarto vídeo trouxe quem costuma simbolizar o perfil, quando se fala em trabalhadores de ferrovias: a maquinista. Vanessa Brites, que também integra a ONG Amigos do Trem, conta um pouco de sua relação com a ferrovia, que começa ainda na infância. A paixão que ela desenvolveu pelos trilhos a motivou por uma busca por formação profissional. No caso dela, maquinista de locomotivas a diesel.
No quinto vídeo, Rayane Silveira Fraga apresenta sua atuação como coordenadora de excelência operacional da Rumo Logística (@rumologistica), uma das maiores empresas de transporte ferroviário de cargas do Brasil. Ela também é fundadora do movimento Ferrovia por Elas (@ferroviaporelas), integra o Mulheres Conectadas (@mulheres_conectadas_). Assim, na apresentação, ela também destaca o papel das ferrovias no desenvolvimento do país e a importância de que mais mulheres passem a trabalhar no setor ferroviário.