Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Museu do Trem recebe Orquestra de Flautas da Escola de Criatividade Musical

Por Clara Albuquerque

Nesta sexta-feira (27), às 16h, o Museu do Trem receberá a Orquestra de Flautas da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM) para uma apresentação inédita. Formado em 2017, é a primeira apresentação do grupo que conta com 18 flautistas, entre estudantes e professores. A atividade, aberta ao público, faz parte da programação de aniversário de 35 anos da ETECM.

Jan Ribeiro

Jan Ribeiro

Ensaio da Orquestra de Flautas

O repertório da orquestra apresentará uma variedade de estilos musicais, a exemplo de peças eruditas, choros e valsas brasileiras. “O projeto é novo, um dos únicos do país e o único do nosso estado. A Orquestra, também, contará, em algumas músicas, com a participação de instrumentos como pandeiro, violão e teclado. Nessa primeira apresentação, estaremos comemorando os 35 anos da ETECM mas nossa pretensão é ter uma rotina cada vez mais atuante no cenário musical, iniciando aqui na capital pernambucana mas sempre buscando explorar novos horizontes, participando de projetos e buscando o apoio de instituições públicas e privadas”, diz Wendell Bento, professor da ETECM e regente da Orquestra.

Bráulia Vital e Eneyda Rodrigues, também professoras da casa, estão na coordenação das atividades da Orquestra. “A ideia de montar uma orquestra de flautas, sugestão do nosso coordenador de eventos, foi muito bem vinda por nós professores que já trabalhávamos com grupos menores como quartetos e quintetos de flautas. Foi uma excelente oportunidade de integrar alunos de diferentes professores, o que tem sido uma movimentação muito interessante. As expectativas para esta apresentação são muito boas. Só vejo vantagens e continuarmos com os ensaios e apresentações, especialmente, pelo interesse e motivação dos alunos”, explica a professora Eneyda Rodrigues.

Jan Ribeiro

Jan Ribeiro

Programação celebra os 35 anos da Escola

Estudantes de diversos níveis têm trocado experiências durante os ensaios da orquestra, é o exemplo de Heitor Albuquerque dos Santos, de 28 anos, estudante do segundo ano do curso técnico. “Tocar nessa orquestra tem sido uma experiência muito gratificante e desafiadora como músico por se tratar de um repertório muito bonito mas que exige uma grande sinergia entre os flautistas. Tem sido um grande aprendizado pois é um momento onde conversamos com colegas que porventura estudam em um horário diferente. Eu espero que a primeira apresentação toque as pessoas, pois o repertório é muito bonito”, diz ele. Já Sharlyni Kercia da Silva, 24, é estudante concluinte do mesmo curso. “Pra mim é uma grande satisfação participar, tendo em vista que não existem muitas orquestras com esse tipo de formação formação em Recife. O nosso repertório tem músicas bastantes conhecidas. Tenho expectativas de que o público vai se sentir bem envolvido com a nossa apresentação”, diz ela.

A ETECM conta com mais uma apresentação especial de comemoração aos seus 35 anos que ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 19h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna com a presença do grupo Chorões da Aurora. Outros eventos que fazem parte do calendário da Escola, também, comemorarão o seu aniversário a exemplo do Festival Aurora Musical (FAM), que ocorrerá de 7 a 10 de novembro, e o Flashmob, agendado para 5 de dezembro.

ORQUESTRA DE FLAUTAS ETECM – A Orquestra de Flautas da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical nasceu de um sonho entusiasmado nos corredores da escola. Abraçado abruptamente pela professora Eneyda Rodrigues, a ideia logo ganhou corpo graças à adesão imediata dos professores Wendell Bento e Bráulia Vital (também flautistas). A adesão dos professores, alunos, ex-alunos, amigos, colegas que compartilham da mesma paixão pela música, pela flauta e pelo trabalho em conjunto/coletivo rapidamente ganhou forma.

Entusiasmados pelas comemorações de 35 anos da escola e pelo ineditismo do projeto, a OF busca conferir delicadeza em suas experimentações musicais. Tudo na OF é leveza: a escolha do repertório, a performance, a estruturação dos arranjos, a atuação em palco, a alegria de tocar em conjunto. Esse sentimento é o que motiva e envolve todos nessa empreitada.

REPERTÓRIO DA APRESENTAÇÃO

Rosa – Pixinguinha | arranjo: Ismael Barbosa

Pela Luz dos Olhos Teus – Tom Jobim | arranjo: Ismael Barbosa

Bourrée(dança de origem francesa – extrait de Walter Music)| G. F. Haendel 1685-1759

Concerto em Lá menor para 5 flautas transversas Op.15- Allegro- J. B. Boismortier -1689-1755

Vou Vivendo – Pixinguinha | arranjo: Murilo Barquete

Carinhoso – Pixinguinha | arranjo: Alberto Arantes

SERVIÇO
Orquestra de Flautas ETECM no Museu do Trem
Quando: 27 de outubro (sexta-feira), às 16h
Onde: Museu do Trem (R. Floriano Peixoto, s/n – São José, Recife – PE)
Acesso gratuito

< voltar para home