Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Lei Aldir Blanc

Cinema São Luiz abriga programação virtual da Mostra Reverbo

Apresentação on-line reúne performances de 26 cantautores que atuam na música contemporânea de Pernambuco

Carol Melo/Divulgação

Carol Melo/Divulgação

A Mostra Reverbo migrou da Torre Malakoff para o Cinema São Luiz

Da música para o cinema, do cinema para a música. A Mostra Reverbo, movimentação que reúne artistas de música autoral em Pernambuco, está de volta neste sábado (6/3) para única apresentação virtual, que tem como cenário um dos principais monumentos da cultura pernambucana – o Cinema São Luiz, no Bairro da Vista, centro do Recife. A transmissão é gratuita e acontece às 16h, no canal da Reverbo no YouTube.

A apresentação conta com performances de 26 cantautores que atuam na música autoral de Pernambuco. Os artistas – que só serão revelados na hora da transmissão – cantam e interpretam suas canções para a ambiência suntuosa do São Luiz. Uma ocupação regada a música, que homenageia um dos mais emblemáticos equipamentos culturais do Estado.

Mais da metade dos artistas participantes são do interior de Pernambuco, uma representação à pluralidade musical de todas as regiões do Estado, abraçando sonoridades da capital ao Sertão. A Mostra tem direção musical de Juliano Holanda e direção audiovisual de Mery Lemos, idealizadores da iniciativa, que encampam a proposta de levar música autoral a espaços e imóveis importantes para a cultura pernambucana.

“Será uma experiência de levar a música para um espaço de cinema, mas que, ao mesmo tempo, é também um templo sagrado para a cultura como um todo”, explica Mery. O Cinema São Luiz foi fundado em 1952 e, após reformas, se mantém desde 2008 como símbolo de resistência artística durante décadas. Esta será a primeira apresentação online da Reverbo, oportunizada por incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Em atividade desde 2017, a Mostra Reverbo já transitou por grandes palcos no Estado, como os teatros Hermilo Borba Filho e Santa Isabel, e o festival Macuca das Artes. Sua última atividade presencial ocorreu em dezembro de 2019, com a Ocupação Reverbo na Torre Malakoff, que levou centenas de pessoas a três dias de programação gratuita em um dos principais cartões-postais do Recife.

DIÁLOGOS MUSICAIS - Compartilhando experiências e impressões acerca da composição musical contemporânea, a Mostra Reverbo abre a programação da ocupação no Cinema São Luiz com a roda de diálogo “De onde vem e pra onde vai a canção?”. Na sexta-feira (5/3), véspera da apresentação, às 19h, os compositores Lula Queiroga e Anastácia conversam com Juliano Holanda sobre caminhos e desafios que perpassam o fazer musical e a trajetória da canção brasileira e pernambucana. O encontro ocorre também via YouTube e é aberto ao público.

Serviço
Ocupação Reverbo no Cinema São Luiz
Transmissão pelo YouTube da Reverbo – bit.ly/youtubemostrareverbo
Gratuito

Sexta-feira (5/3), 19h
Roda de Conversa “De onde vem e pra onde vai a canção?”
Convidados: Lula Queiroga e Anastácia
Mediação: Juliano Holanda

Sábado (6/3), às 16h
Apresentação com 26 cantautores

< voltar para home