Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Lei Aldir Blanc

Com apoio da Lei Aldir Blanc, designers ensinam a dar nova cara às roupas

Projeto “Peça Perdida? Abra seu guarda-roupa!” promove consultoria online gratuita de Upcycling e bazar no Recife

Todo mundo tem uma peça ou roupa que não usa no armário, mas que não consegue desapegar. Para incentivar o consumo sustentável baseado no reuso de roupas, as produtoras culturais e designers Rani Duarte e Cecília Pessoa promovem o projeto “Peça Perdida? Abra seu guarda-roupa!”, no Recife. A iniciativa tem apoio da Lei Aldir Blanc e está com inscrições abertas no Instagram do projeto (@pecaperdida).

Ao todo, 40 mulheres poderão ressignificar uma peça encostada através da metodologia do upcycling, feita na prática por uma consultoria online. “Roupas contam histórias. Essas memórias afetivas serão preservadas ao longo do processo criativo. Sendo assim, reinventamos e impulsionamos o setor criativo do Design, e acreditamos cada dia em um mundo mais consciente”, explica a produtora cultural e autora do projeto, Rani Duarte, que vai trabalhar com a também produtora cultural, Cecília Pessôa.

Para participar do projeto, é necessário doar uma peça de roupa que será vendida em um bazar, cuja renda será 100% doada a uma instituição formada por mulheres. As peças ressignificadas serão expostas virtualmente no dia 23 de março, enquanto as doadas serão postadas no dia 25 de março. Tudo no Instagram do @pecaperdida.

A costureira Madalena faz parte do projeto. Ela começou a costurar com 14 anos na cidade de Limoeiro e a costura proporcionou que ela fosse morar e trabalhar em São Paulo, onde  já chefiou 35 profissionais. “Tudo o que consegui comprar na vida foi com muito esforço, mas a costura me deu. As pessoas não valorizam muito nosso trabalho, mas com apoio desse projeto eu estou conseguindo sobreviver à pandemia e à falta do Carnaval”, disse.

< voltar para home