Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Lei Aldir Blanc

Projeto lança caderno de plantas e ervas medicinais das mulheres da Zona da Mata Norte

Projeto foi realizado com o incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE)

Projeto foi realizado com o incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco

Entre os meses de fevereiro e abril deste ano, o CHÃ – coletiva da terra desenvolveu o projeto de pesquisa e criação artística Caderno Ilustrado de Plantas e Ervas Medicinais das Mulheres da Zona da Mata Norte“. Idealizado por Ana Carvalho e Marília Nepomuceno, o trabalho contou com a colaboração e articulação de Helena Tenderini e Luíza Cavalcante, envolvendo mulheres, mães, agricultoras, parteiras e rezadeiras das comunidades de entorno do Sítio Malokambo e Sítio Ágatha, na área rural de Tracunhaém, e da comunidade de Belém, em Paudalho.

O projeto se desenvolveu a partir da partilha das histórias de vida dessas mulheres e do reconhecimento de seus quintais, onde habitam uma coleção de ervas e plantas tradicionalmente utilizadas nos seus fazeres de partejar, curar, benzer e rezar. As ações resultaram na produção coletiva de um de caderno ilustrado, que traz as histórias dessas mulheres e suas plantas de cura e proteção. O projeto foi realizado com o incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).

Ficha técnica do projeto:
Coordenação geral e organização do caderno: Ana Carvalho
Pesquisa: Ana Carvalho e Marília Nepomuceno, em colaboração com mulheres da Mata Norte
Assistência de produção: Marília Nepomuceno e Joaquim Carvalho
Articulação nos territórios: Helena Tenderini (Sítio Malokambo) e Luiza Cavalcante (Sítio Ágatha)
Narradoras/pesquisadoras: Bernadete Belarmino da Silva; Carmelita Maria da Silva; Helena Tenderini; Ivaneide Maria (Pôla); Luiza Cavalcante; Maria José da Silva; Nzinga Cavalcante; Vanuze Carmelita da Silva
Oficina de desenho e ilustração: Ana Carvalho
Ilustrações: Ana Carvalho; Carmelita Maria da Silva; Helena Tenderini; Ivaneide Maria Ribeiro (Pôla); Joaquim Carvalho; Luiza Cavalcante; Malaika Oniilari Tenderini; Maria José da Silva; Nzinga Cavalcante; Vanuze Carmelita da Silva
Projeto gráfico: Fernando Ancil
Realização: Chã – coletivo da terra; O Praialta
Apoio: SÍtio Ágatha; Sítio Malokambo; Marcenaria Olinda
Incentivo: Lei Aldir Blanc em Pernambuco, por meio da Secult-PE

 

< voltar para home