Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Lei Aldir Blanc

Série documental ‘Na Ponta da Língua’, gravada no Sertão, chega às telas da TVU Recife

Seis episódios contam histórias de chefs da gastronomia regional

Fernando Pereira/Divulgação

 Fernando Pereira/Divulgação

Geórgia Romero é a chef entrevistada do primeiro episódio

‘Na Ponta da Língua’, série de programas documentais que busca enaltecer a gastronomia presente no Sertão Pernambucano, estreia neste sábado (1º), às 12h, na tela da TVU Recife. Em um clima descontraído e afetivo, a cultura gastronômica e as memórias dos Chefs vão se misturando e envolvendo os telespectadores numa viagem pela culinária sertaneja.

Em seis episódios semanais, o apresentador Adriano Alves bate um papo sobre a atuação dos Chefs na região, os desafios presentes no cenário gastronômico e como a gastronomia pode ser um elemento de aproximação, conhecimento e inclusão sociocultural. Em cada episódio, o chef convidado compartilha uma receita que marcou sua vida. “Há uma sensação de dever cumprido em poder levar as histórias daqui de Petrolina para outras partes do estado, já que a proposta do projeto é essa de contar histórias de pessoas da nossa região e valorizar o nosso pólo gastronômico. Espero que as pessoas assistam e, quando vierem à Petrolina, possam experimentar nossas delícias”, afirma Adriano.

Na ‘Ponta da Língua’ é uma iniciativa da Pipa Produções. “Construímos esse projeto com o Edital LAB PE de Criação, contando com um recurso para uma produção simples, mas a empolgação foi tamanha que resultou nessa série que agora chega às telas de TV. Esse espaço na TVU Recife é também de valorização das nossas produções culturais do interior”, conta Adriano. Além de contribuir para a democratização e difusão cultural.

O conteúdo tem classificação indicativa livre e conta com a tradução em Libras como instrumento de acessibilidade comunicacional. A série conta com parceria do Portal Culturama, canal online onde foi transmitido os episódios ‘Na Ponta da Língua’ e a Abajur Soluções.

ESTREIA – O primeiro episódio tem como convidada a chef e barista Geórgia Romero, recifense que empreendeu na gastronomia em Petrolina-PE. Além de contar sobre sua trajetória na cozinha, como sua formação e experiências, a chef ensina uma receita de bolo de batata doce tradicional para sua família, relembrando sua avó e memórias da infância.

“Essa relação que a gente tem com a comida é uma das mais ricas do ponto de vista, tanto humano, como das suas relações pessoais. Então, a cozinha é um lugar de muito empoderamento, tanto quanto pessoal, como do outro”, diz a chef na abertura do programa.

< voltar para home