Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Governo do Estado promove uma série de ações para celebrar a Semana do Livro

Programação incentiva leitura com lançamentos de livros, atividades lúdicas, oficinas educativas e bate-papos

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

As ações são descentralizadas e vão acontecer em vários pontos da cidade

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, irá promover uma série de ações ao longo da próxima semana para comemorar o Dia Mundial do Livro, celebrado anualmente no dia 23 de abril.

As comemorações começam na segunda-feira (23), com a oficina de “Escrita Criativa” para as participantes da primeira edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa – Anita Paes Barreto. Ministrada pela coordenadora de Literatura da Secult-PE, Mariane Bigio, a atividade tem como objetivo debater a liberdade da escrita e fornecer novas estruturas para incentivar a criação literária. “O nosso intuito é destravar as ideias, através de leituras e análises textuais, a fim de apontar às participantes da oficina saídas ou caminhos para seus textos”, conta Bigio.

A iniciativa – que acontecerá das 9h às 13h, na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (Avenida Alfredo Lisboa nº 188 – 2º andar – Recife Antigo – Bairro do Recife) – é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a Secult-PE/Fundarpe, e visa contribuir para o protagonismo da mulher idosa que, atualmente, representa 52% da população feminina do Estado de Pernambuco.

Lana Pinho/Divulgação

Lana Pinho/Divulgação

O escritor Luciano Pontes é um dos convidados do projeto “Outras Palavras”

Na terça (24) e quarta-feira (25), haverá duas edições especiais do projeto “Outras Palavras”. A primeira delas acontecerá na Estação Central Capiba/Museu do Trem do Recife (R. Floriano Peixoto, s/n – São José, Recife – PE), no dia 24, às 9h, e terá um bate-papo com o escritor, ilustrador e ator Luciano Pontes, mediado por Mariane Bigio, e apresentação da Orquestra Cidadã. A atividade é voltada aos integrantes do Movimento Pró-Criança e da Fundação Ana Lima, e contará ainda com uma visita guiada ao museu, mediada pela equipe do educativo da instituição.

Já no dia 25, às 14h, a ação ocupará as instalações da Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n – Recife Antigo – Bairro do Recife). Com intervenção poética de Luna Vitrolira e participação dos alunos da ETE Porto Digital e dos professores da Secretaria Executiva de Educação Profissional (SEEP), a atividade terá um bate-papo com o artista Luiz Barroso, mediada por Márcio Almeida (coordenador de Artes Visuais da Secult-PE), e sua exposição Invisível Presença II, que está em cartaz desde janeiro no equipamento cultural.

Criado em 2015, o “Outras Palavras” mudou a realidade do ambiente escolar para melhor. Ao todo, foram alcançadas 504 escolas de 10 Regiões do Estado (RMR, Agreste Central, Agreste Meridional, Agreste Setentrional, Mata Norte, Mata Sul, Sertão do Araripe, Sertão Central, Sertão do Moxotó e Sertão de São Francisco), atingindo mais de 11.600 alunos e distribuindo mais de 5 mil livros nas instituições de ensino – boa parte deles publicações premiadas no Prêmio Pernambuco de Literatura ou que foram produzidas com incentivo do Funcultura. “Mais do que incentivar o hábito da leitura entre os estudantes, o nosso projeto estimula a presença e a participação de artistas/grupos/autores pernambucanos nas escolas, a fim de contribuir para atividades de fruição e formação artística dentro do espaço escolar”, conta a vice-presidente da Fundarpe, Antonieta Trindade, idealizadora do projeto, que já visitou 38 cidades pernambucanas.

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Mariane Bigio (Coordenadora de Literatura da Secult-PE) e Antonieta Trindade (vice-presidente da Fundarpe) comandam as atividadades da Semana do Livro

Ainda na quarta-feira (25), às 19h, o Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE) recebe o lançamento do livro “Romance do Touro Contracordel”, de autoria de Aderaldo Luciano.

Dando continuidade às ações da Semana do Livro, na quinta-feira (26), haverá o lançamento dos livros vencedores do 5º Prêmio Pernambuco de Literatura, a partir das 19h, no Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças – Recife): ”das tripas coração” (Ezter Liu), “nada consta” (Fred Caju), “chã” (Enoo Miranda), “Nem tudo cabe na paisagem” (Amâncio Siqueira) e “O Velocista” (Walter Cavalcanti Costa). As obras, editadas em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco, poderão ser adquiridas no dia lançamento pelo valor de R$ 20 (cada uma).

Divulgação

Divulgação

Lançamento será no Museu do Estado de Pernambuco e é aberto ao público

Já na sexta-feira (27), terá edição especial do Escambo de Livros. O tradicional troca-troca de livros, que acontece rotineiramente no hall da sede da Secult-PE/Fundarpe, contará nesse dia com exibição de vídeos, música-ambiente e mediação de leitura com Luciana Lima (assessora da Coordenadoria de Literatura da Secult-PE), das 10h às 12h, e das 14h às 17h. Para participar do escambo, basta o visitante levar um livro de literatura nacional/estrangeira até a sede da Secult-PE/Fundarpe e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais.

Ricardo Moura/Secult-PE/Fundarpe

Ricardo Moura/Secult-PE/Fundarpe

O tradicional Escambo de Livros do hall da Secult-PE/Fundarpe contará com ações especiais na sexta-feira (27)

Evento - A Semana do Livro tem como objetivo desenvolver ações de valorização do livro e de incentivo à leitura, contribuindo eficazmente para a formação de leitores. Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja“além da celebração, as atividades da Semana do Livro estão em convergência com as políticas públicas para o setor do livro que, dentre os objetivos, busca atuar no fomento da nossa literatura e valorização da leitura, impactando os públicos das mais diversas faixas etárias”.

Já a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, ressalta que o evento visa estimular a reflexão sobre a importância da leitura, como elemento formador de indivíduos críticos. “Com mais gente lendo, teremos mais gente cidadã, culta e de espírito crítico”, sublinha.

Confira abaixo a programação completa:

Semana do Livro
23 a 27 de abril

Segunda-feira (23)
9h – Oficina de Escrita Criativa para as participantes da primeira edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa – Anita Paes Barreto, com facilitação de Mariane Bigio
Local: Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco – CEDIM/PE (Avenida Alfredo Lisboa nº 188 – 2º andar – Recife Antigo – Bairro do Recife)

Terça-feira (24)
9h – Outras Palavrinhas, com a participação do escritor Luciano Pontes, mediado por Mariane Bigio, e apresentação da Orquestra Cidadã
Local: Estação Central Capiba/ Museu do Trem do Recife (R. Floriano Peixoto, s/n – São José, Recife – PE)

Quarta-feira (25)
14h – Outras Palavras, com intervenção poética de Luna Vitrolira, bate-papo com Luiz Barroso e visita à exposição Invísivel Presença II
Local: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n – Recife Antigo – Bairro do Recife)

19h – Lançamento do livro “Romance do Touro Contracordel” (Aderaldo Luciano)
Local: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)

Quinta-feira (26)
19h – Lançamento dos livros do 5º Prêmio Pernambuco de Literatura
Local: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças – Recife)

Sexta-feira (27)
10h às 12h, 14h às 17h – Escambo de Livro Especial
Local: Secult-PE/Fundarpe (R. da Aurora, 463/469 – Boa Vista, Recife – PE)

< voltar para home