Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Semana do Patrimônio Cultural conta com grande participação da sociedade nas atividades

Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe, evento contou, neste sábado (22), com duas ações voltadas para a preservação do patrimônio

Chegando ainda na metade da sua programação, a 13ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promoveu, neste sábado (22), dois importantes encontros sobre a salvaguarda dos bens materiais e imateriais de Pernambuco. O primeiro deles, o “Reflexões acadêmicas sobre o patrimônio cultural: produção dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de PE”, que acontece desde 2017, reuniu estudantes de arquitetura de cinco instituições acadêmicas pernambucana, que compartilharam, pelo Google Meet, pesquisas acadêmicas sobre patrimônios históricos do Estado. Outra atividade foi uma edição da live Conexão Patrimônio, intitulada “Iphan e a salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Pernambuco”, com a participação de Giorge Bessoni, cientista social do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Iphan-PE), e de Marcelo Renan, da Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Realizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundarpe,  a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco teve este ano o tema “Janelas do Patrimônio: Novos Olhares, Estratégias e Conexões”, propondo uma reflexão sobre o patrimônio cultural do Estado nesse momento que atravessa a humanidade e estimulando um novo olhar para o patrimônio por parte da população.

Por conta da pandemia, pela primeira vez a programação da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco foi 100% virtual, com todas as suas ações transmitidas nos canais da Secult-PE e Fundarpe no Instagram (@culturape) e Youtube (youtube.com/seculpe), além de atividades no Google Meet e no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br). Também pela primeira vez, todos esses encontros estão disponíveis na internet para quem quiser assisti-los.

Segundo Renata Echeverria, coordenadora da Semana, o fato da programação deste ano ser toda virtual possibilitou que o evento pudesse chegar dentro da casa das pessoas, alcançando um público que talvez não participasse presencialmente das atividades.

“Para se ter uma ideia, o Seminário de Educação Patrimonial, realizado na última quarta (20) e quinta-feira (21), teve quase 700 visualizações nos dois dias. Em edições presenciais da mesma atividade e em anos anteriores, conseguíamos reunir um público estimado em 100 professores da rede pública. Ou seja, só nessa ação, tivemos sete vezes mais participantes do que a média das outras edições”, celebra Renata Echeverria.

Os outros seminários e webnários, transmitidos no Google Meet e Youtube contam com aproximadamente 5.200 visualizações. A conferência de abertura da Semana, com a participação do professor Antonio Augusto Arantes Neto (UNICAMP), por exemplo, teve mais de 660 visualizações até hoje. Também participaram desse debate Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco; Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe; e Renata Borba, superintendente do Iphan-PE.

No Instagram @culturape aconteceram os encontros Conexão Patrimônio, que somados totalizam mais de 3.200 visualizações. Participaram desses debates Maria Paula Costa Rêgo, bailarina e assessora de Dança da Secult-PE; a arquiteta e urbanista Amélia Reynaldo, A fotógrafa Roberta Guimarães; Márcia Souto, diretora de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADDiper)c; e Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.

Este ano, a programação da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco se espalhou por 11 municípios pernambucanos e contou com diversos parceiros, como as Secretarias Estaduais da Mulher (SecMulher-PE) e da Educação e Esportes (SEE-PE), o Iphan-PE, o Cais do Sertão e o Paço do Frevo. Além das atividades previstas na semana de 17 a 22 de agosto, outras ações vão acontecer até o final do mês. Clique aqui e confira a programação.

< voltar para home