MUSEU DE ARTE SACRA (MASPE)
Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado em uma das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu primeiro bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo.
O antigo Palácio dos Bispos de Olinda, pertencente à Arquidiocese de Olinda e Recife, sofreu várias adaptações ao longo dos séculos 18 e 19 servindo como residência coletiva de religiosos, colégio e quartel do Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Em sua fachada é possível ver o antigo brasão episcopal e uma placa da Unesco, de 14 de dezembro de 1982, que declara Olinda Monumento Cultural da Humanidade.
Privilegiado por sua localização e amplitude, o antigo Palácio dos Bispos foi transformado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em espaço para exposição e estudo da arte sacra ou de inspiração religiosa. O acervo fixo do Maspe, que começou a ser construído a partir de mais uma centena de peças cedidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, reúne objetos de culto como santos populares e de procissão, relicários, custódias e pinturas religiosas. Um dos destaques desse acervo é a coleção de imagens antigas eruditas, policromadas e douradas datadas do século 16.
Visite o Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Endereço: Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé – Olinda
Visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 17h | Sábados e domingos, das 14h às 17h
Telefone: (81) 3184-3154 | (81) 3184-3155
Entrada: R$ 5
Chefe da unidade: Dom Bernardo
