MUSEU DO BARRO DE CARUARU (MUBAC)
Um dos museus mais visitados de Pernambuco, o Museu do Barro de Caruaru está instalado em um prédio moderno, localizado ao lado do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde todos os anos concentram-se as comemorações do São João do município. O Museu do Barro destaca em suas coleções os principais polos de cerâmica popular da região enfatizando sua preservação e promoção. O museu está situado no Espaço Zé Caboclo, assim batizado em homenagem a um dos mais conhecidos artesãos do Alto do Moura, povoado famoso por sua forte cultura de raiz e localizado a seis quilômetros do Centro de Caruaru. Também no Alto do Moura viveu outro artista: o exímio modelador do barro Mestre Vitalino. O Museu do Barro possui 67 peças de autoria deste mestre.
O acervo do museu é composto por cerca de 2.300 peças, entre cerâmica utilitária, decorativa, figurativa e ex-votos. O espaço expositivo do museu está composto pelas seguintes salas: Ceramistas do Alto do Moura, Mestre Vitalino e sua família, Coleção Abelardo Rodrigues e Pinacoteca Luiza Maciel, que expõe telas de artistas de Caruaru retratando a cidade e suas tradições. Além disso, o museu conta com uma sala para exposições de curta duração e ações educativas.
Abrem a exposição de cerâmica do museu peças de Zé Caboclo, Ernestina, Zé Rodrigues e Manuel Eudócio, os mais antigos artesãos caruaruenses. O circuito de exposição do Museu do Barro tem um formato didático que mostra o processo criativo da arte em cerâmica por meio de textos e painéis fotográficos complementados por instrumentos de trabalho dos ceramistas. O Mubac faz parte da rede de equipamentos culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Visite o Museu do Barro de Caruaru
Endereço: Praça Coronel José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru
Visitação: Terça-feira a sábado, das 8h às 17h | Domingo, das 9h às 13h
Telefone: (81) 3727-7839 | 3721-2545
Entrada: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)
E-mail: museudobarro@fundarpe.pe.gov.br
Chefe de unidade: Amélia Campello
