Audiovisual no FIG (sinopses dos filmes)
10ª MOSTRA DE CINEMA DO FIG
INFANTIS (dublados)
Minhocas – Dir. Paolo Conti, Arthur Nunes – 82 min- LIVRE (Brasil)
Sinopse: Júnior (Cadu Paschoal) é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que conhece o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o contrário, ele desafia um dos que o provoca para um desafio envolvendo um arriscado salto sobre um penhasco. Entretanto, antes mesmo da disputa começar, Júnior e Nico (Yago Machado) são levados para a superfície por uma escavadeira. Longe de casa e em um ambiente hostil, eles acabam encontrando o vilão Big Wig (Daniel Boaventura), um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravos.
Dias e horários: Sexta, 18/06 e Domingo 20/06 às 17h e Terça 22/06 às 15h
As Aventuras e Peabody & Sherman – Dir. Rob Minkoff – 82 min – LIVRE (EUA)
Sinopse:Sr. Peabody (TyBurrell) é o cão mais inteligente do mundo. Após ganhar o prêmio Nobel e criar diversas invenções que ajudaram a humanidade, ele resolve adotar um bebê humano que encontrou abandonado na rua. Responsável por sua educação, Peabody constrói uma máquina do tempo para mostrar ao jovem Sherman (Max Charles) os fatos históricos estando presentes nele. Entretanto, um novo desafio se apresenta para Sherman quando ele, pela primeira vez, precisa ir à escola. Lá ele se torna alvo de provocações de Penny (Ariel Winter), com quem acaba brigando no pátio. Temendo perder a guarda do garoto, Peabody organiza um jantar em sua casa com Penny e seus pais. Só que mais uma vez a garota provoca Sherman, que acaba descumprindo a orientação do pai adotivo e lhe mostra a máquina do tempo. Não demora muito para que ambos viagem pelo tempo, causando diversos problemas.
Dias e horários: Sábado, 19/06 e Quarta 23/06 às 17h e Segunda 21/06 às 15h
PERNAMBUCANOS
Amor, plástico e barulho – Dir. Renata Pinheiro – 85 min – 16 anos (Brasil – PE)
Sinopse:Shelly, uma jovem dançarina que sonha se tornar cantora e Jaqueline uma experiente cantora que já emplacou alguns sucessos mas que amarga o declínio da sua carreira, são companheiras de uma mesma banda de música Brega – uma cena musical romântica e sensual da periferia brasileira. Inseridos em um show business de nightclubes e programas de tv local, onde tudo é descartável, como sucesso, amor e relações humanas, elas parecem formar uma única trajetória de vida, onde Shelly é o possível passado de Jaqueline que é o provável futuro de Shelly.
Dia e horário: Domingo, 20/06 às 21h
Tatuagem – Dir. Hilton Lacerda – 110 min- 16 anos (Brasil – PE)
Sinopse:Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.
Dia e horário: Sábado, 19/06 às 21h
BRASILEIROS
Getúlio – Dir. João Jardim– 80 min – 14 anos (Brasil)
Sinopse:A intimidade de Getúlio Vargas (Tony Ramos), então presidente do Brasil, em seus 19 últimos dias de vida. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.
Dias e horários: Sexta, 18/06 às 19h e Segunda, 21/06 às 17h
Dominguinhos – Dir. Joaquim Castro/Eduardo Nazarian/Mariana Aydar – 86 min. – LIVRE (Brasil)
Sinopse: Um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos (1941 – 2013), discípulo de Luis Gonzaga e autor de sucessos como “Eu Só Quero um Xodó”, “Gostoso Demais”, “De Volta Pro Aconchego” e “Lamento Sertanejo”. Sua obra revive em imagens de arquivo, derramando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza.
Dia e horário: Quinta, 24/06 às 15h
Entre Vales – Dir. Philippe Barcinski– 80 min – 12 anos (Brasil, Alemanha, Uruguai)
Sinopse:O economista Vicente (Ângelo Antônio) é casado com a dentista Marina e pai de Caio. Ele leva uma rotina normal no trabalho e em casa, mas a sua vida vai passar por uma profunda transformação. Após viver duas perdas, ele vai descobrir novas emoções e tentar se redescobrir.
Dias e horários: Domingo, 20/06 e Terça 22/06 às 19h
ESTRANGEIROS (legendados)
Tango Libre – Dir. Frédéric Fonteyne – 101 min- 14 anos (Bélgica)
Jean-Christophe (François Damiens) é guarda penitenciário e se encanta com uma mulher (Anne Paulicevich) que conhece na aula semanal de tango. Eles se reencontram quando ela vai visitar o marido, preso onde JC trabalha, e o guarda acaba envolvido na complicada vida amorosa da mulher.
Dias e horários: Domingo, 20/06 e Terça 22/06 às 19h
LunchBox – Dir. RiteshBatra – 104 Min. – 12 anos (Índia , França , Alemanha)
Sinopse:O Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida bastante conhecido em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro na entrega faz com que uma pacata dona de casa conheça um homem que está na fase final de sua vida. Juntos eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pelo Mumbai Dabbawallahs.
Dias e horários: Terça 22/06 às 17h e Quarta 2322/06 às 21h
Azul é a Cor Mais Quente – Dir. AbdellatifKechiche – 157 min – 18 anos (França)
Sinopse:Adèle (AdèleExarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.
Dias e horários: Sexta 18/06e Terça 22/06 às 21h
Glória – Dir. SebastiánLelio – 110 min. – 16 anos (Chile)
Sinopse:Santiago, Chile. Gloria (Paulina García) é uma mulher solitária de 58 anos, cujos filhos já saíram de casa há algum tempo. Como se recusa a ficar sozinha em casa às noites, ela tem o hábito de ir a bailes dedicados à terceira idade. Lá ela conhece vários homens, com os quais costuma se empolgar e, tempos depois, se decepcionar. A situação muda quando conhece Rodolfo (Sergio Hernández), um ex-oficial da Marinha que é sete anos mais velho do que ela. Gloria se apaixona por ele e passa até mesmo a aspirar um relacionamento permanente, mas logo é obrigada a confrontar alguns dos seus segredos mais obscuros.
MOSTRA CINEMA NA ESTRADA
Psiu! – Dir. Antônio Carrilho e Juliana Lima (Codireção), Documentário, 20min.
Sinopse: O pernambucano José de Sousa Dantas Filho foi um dos principais compositores a inserir o sertão nordestino na cultura de massas do Brasil na década de 50. Filho da cidade de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, em sua breve e intensa existência, Zédantas, como gostava de assinar, foi um artista completo, contador de causos, compositor de baiões, xotes e vários ritmos nordestinos. Autor de letras como Sabiá, Xote das Meninas, Riacho do Navio e Vozes da Seca, Zédantas e Luiz Gonzaga, seu amigo e parceiro, deram vida e emoção a essas e outras dezenas de canções presentes até hoje no cotidiano do país e que marcaram a história da música popular brasileira.
Um Dia De Veraneio, Dir. Henrique Paiva, Ficção, 15 min.
Sinopse: Sob o signo de um automóvel modelo veraneio, utilizado como viatura policial na período da Ditadura no Brasil, o filme discorre sobre a resistência, a ingenuidade e a busca de ideais de jovens militantes anti-governo na década de 1970 e um garoto sertanejo nos dias atuais. Em contraponto, a rudeza do dia a dia de cada realidade.
Xirê, Dir. Marcelo Pinheiro, Ficção, 15 min.
Xirê é uma viagem sensorial que evoca o ancestral do homem africano, que, pisando o continente sul-americano, imprime seu ritual religioso, espiritual e corporal.
Até o Sol Raiá, Dir. Fernando Jorge e Leandro Amorim, Animação, 12 min.
Até o Sol Raiá é um conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.
A Menina da Boneca, Dir. André Pinto, Ficção, 8 min.
A hora de dormir se aproxima. Os olhos se fecham e um mundo de sonhos se revela…ou de pesadelos.
Dia Estrelado, Dir. Nara Normande,Animação, 20min.
Sinopse:Em uma região inóspita, um menino e sua família lutam pela sobrevivência.
Destinos, Dir. Tiago Leitão,Documentário, 20min.
Sinopse: Quatro Vidas, Um destino