Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Arlindo dos Oito Baixos (in memoriam)

Foto: Eric Gomes

Nascido no município de Serinhaém, Zona da Mata Sul de Pernambuco, Arlindo Ramos Pereira, conhecido artisticamente como Arlindo dos Oito Baixos, é reconhecido como um dos maiores tocadores de “pé de bode” do Brasil.

Com cinqüenta e dois anos de carreira e setenta e dois de idade, Arlindo teve renomadas parcerias musicais como Flávio José, Alcymar Monteiro e seu amigo Luiz Gonzaga, sanfoneiro que o batizou artisticamente como referência do fole de oito baixos.

Na década de 1990, faz do seu quintal (no bairro de Dois Unidos – Zona Norte do Recife), um forró autêntico e animado, aberto todos os domingos, atraindo visitantes de diversos lugares. Na entrada do forró, estão expostos documentos, fotos e discos de artistas e personalidades importantes, que tocam, aprendem ou freqüentam seu quintal.

Instrumentista e afinador, Arlindo ensinou a sanfona de oito baixos a músicos e curiosos do instrumento. Da mesma forma, transmite seus saberes a familiares como filhos, netos e sobrinhos, os quais também animam o forró aos domingos. Em 2012, com quatro LPs, quatorze CDs e um DVD, foi reconhecida sua influência e importância para a cultura pernambucana, sendo eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco. Veio a falecer em outubro de 2013, consagrado como o maior instrumentista dos oito baixos do país.