Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Conselheiros e conselheiras do CEPC

Membros do Conselho Estadual de Política Cultural

Sociedade Civil

Artesanato
Maria do Livramento de Aguiar (TITULAR)
Lívia Aguiar, graduada em Psicologia Clínica (Facho- 1986), com especialização em Ensino de Arte (UFPE – 2005), e especialização em Design de Moda (UFPE – 2006). Atualmente atua como coordenadora de projetos sociais e é consultora em artesanato, moda e design. Desenvolve ações de incidência técnica e política na área de cultura desde 1987. Atuou como membro integrante da comissão setorial do artesanato do Estado de Pernambuco até 2014, e também é membro integrante de Comissão Avaliadora e Deliberativa na área de artesanato no município e no Estado . Principais áreas de interesse: psicologia, cultura, direitos humanos.

Nivaldo Jorge da Silva (SUPLENTE)
Há 39 anos é artesão e joalheiro em metais não ferrosos. Militante da União Nacional dos Artesãos Brasileiro em Pernambuco, desde 1987, é sócio fundador o SINDARPE (Sindicato dos Artesãos Pernambuco), em 1990. Conselheiro na representação dos artesãos de 2007 a 2011, e no Conselho Municipal de Políticas Cultural do Recife, trabalhou na elaboração e aprovação do Plano Municipal de Cultura do Recife. Atual membro do Colegiado Setorial do Artesanato CNPC/MINC. 2016/2018, participou da construção e aprovação do Plano Setorial do Artesanato 2016/2026. É também curador da FENEARTE, na representação dos artesãos.

Artes Visuais
Claudio Gomes dos Santos (TITULAR)

 

 

 

 

 

 

Rebeka Monita Pinheiro de Oliveira (SUPLENTE)
Assistente de direção do Mamam, produtora cultural e professora de Artes Visuais de EAD da UFRPE, com pesquisa e publicação com ênfase em fotografia contemporânea. É mestra em artes visuais (UFPE/UFPB) e graduada em história pela UPE.

 

 

 

 

Arquitetura e Urbanismo
Augusto Ferrer (TITULAR)
Lívia Nóbrega (SUPLENTE)

Audiovisual
Justino Passos
(TITULAR)
Técnico de gravação de foley, editor de som e mixador de cinema, estudou produção fonográfica na AESO/Faculdades integradas Barros Melo (PE). Vencedor do prêmio melhor curta no Mount Vernon Internacional Film Festival – New York, atualmente trabalha na série “Borboletas e Sereias” da mesma diretora. Produziu e realizou alguns curso de pós sonora no Recife com renomados profissionais do Brasil e do mundo. Justino Passos é diretor da ABD-PE/APECI.

 


Circo

Williams Wilson de Santana (TITULAR)
Palhaço, ator e encenador. Cursou os cursos de Formação do Ator (UFPE), Licenciatura em História (UNICAP), Especialização em Gestão Cultural (MinC/Fundaj/UFRPE), e Mestrado em Cultura e Sociedade (UFBA). Atuou como Gerente de Cultura do Cabo de Santo Agostinho, Gerente de Teatro da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Gestor do Teatro Luiz Mendonça / Parque Dona Lindu, e atualmente, Secretário Executivo de Gestão Cultural do Recife. Fundou o Centro CARCARÁ em 2004 e o Circo-Escola Carcará no Cabo de Santo Agostinho, integrante da Rede de Circo do Mundo – Brasil.

Manoel Evaldo Andrade de Freitas (SUPLENTE)
Bacharel em Administração, especialização em Gestão Pública, militante do movimento cultural de Pernambuco mais voltado pra cidade de Pesqueira, onde reside. Nas artes circenses, além dos trabalhos do grupo, ainda tem voltado para repassar a arte circense para crianças e adolescentes.Também tem tem feito trabalhos na sétima arte, em alguns filmes que foram rodados na cidade de Pesqueira, atuando como ator, diretor casting, produção.

 

Cultura popular de matriz ibérica
Altair Leal Ferreira (TITULAR)
Nascido em Limoeiro-PE, é poeta-declamador, cordelista e editor. Graduado em Radiologia pela FACIPE e técnico de Radialismo pelo ETFPE, foi membro da Comissão Deliberativa do S.I.C. da Prefeitura do Recife (2010 a 2013), da Comissão Deliberativa do Funcultura (2010 a 2013), membro eleito do Fórum Setorial de Literatura – elo produtivo – do Governo do Estado e Conselheiro de Cultura da Cidade do Recife, no segmento de literatura, (2012 a 2018).

Hermes José da Silva  (SUPLENTE)
Conselheiro de Cultura do Recife; Produtor cultural, carnavalesco e adereçista presidente do Clube Carnavalesco Mixto  Prato Misterioso

 

 

 

 

 

Cultura popular de matriz africana
Tereza Luiza de França (TITULAR)
Professora Dra. Associado DEF-CCS-UFPE; Mestra em Educação Física -UNICAMP- São Paulo; Doutora em Educação – Centro de Educação -UFRN. Pós-Doutora da Universidade do MINHO- Portugal; Ialorixá Mãe Tereza D’Oyá da Roça de Matriz Africana Pai Raminho de Oxossi; Pesquisadora em Cultura-Lazer-Educação, Formação e Prática docente; Vice-Chefe do Departamento de Educação Física-UFPE; Líder Coordenadora e Orientadora do Laboratório de Pesquia -CNPQ NIELC – Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Lazer e Cultura – UFPE.

Expedido Paula Neves (Suplente)

Cultura popular de matriz indígena
Manoel de Matos Lino (TITULAR)
Índio Matinho é um personagem da cultura popular pernambucana e brasileira, representante da tribo Fulniô, de Águas Belas, referência obrigatória da presença no âmbito da música instrumental do País. Além de pifeiro e coquista, com seu grupo Fetexa, é também artesão nato, com seus tradicionais adornos indígenas.

 

 

 


Dança

Marcelo Sena Oliveira (TITULAR)
Marcelo Sena é artista da dança, jornalista e músico. Diretor e artista-pesquisador da Cia. Etc. e pesquisador do Acervo RecorDança.  Militante do Movimento Dança Recife desde sua fundação em 2004, já foi membro do Colegiado Setorial de Dança, vinculado ao CNPC; foi membro da Comissão Setorial de Dança da Fundarpe; foi Conselheiro de Cultura do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Recife; e atualmente é Conselheiro no Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco.


Ana Paula Rodrigues de Miranda
(SUPLENTE)


Design e Moda

Maria Adélia Pessoa Collier (SUPLENTE)
Formada em Design pela UFPE, com especialização em Moda e Docência do Ensino Superior, atua como artista visual e design pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife e como membro das comissões julgadoras de Carnaval e São João. Atuou como presidente na criação da Fundação de Cultura de Camaragibe/PE.

 

 

 

Marcella Carvalho Ramos Burgos de Luna (SUPLENTE)

Gastronomia
Masayoshi Matsumoto (TITULAR)
Tecnólogo em Gastronomia e Especialização em Práticas gastronômicas. Experiência na área de Gestão e Empreendedorismo em Serviços de Alimentação. Docente de Faculdades de Gastronomia em Pernambuco, pesquisador com ênfase na História, Geografia e Culinária Asiática. Membro Fundador da Academia Pernambucana de Gastronomia e Cultura (APEGA); Presidente da Academia do Gourmet e Gestor de Restaurantes Especializados em Culinária Japonesa.

 


Ana Lúcia Mendes da Silva
(SUPLENTE)
Formação: Graduada em Economia Doméstica(UFRPE), Pós Graduada em Controle de Qualidade de Alimentos (UFPE), Bacharel em Gastronomia e Segurança Alimentar (UFRPE). Funcionária Pública desde 1999, na Prefeitura Municipal de Camaragibe com o cargo de Técnica de Vigilância Sanitária. Também ocupou os cargos de Diretora de Vigilância em Saúde e Gerente de Vigilância Sanitária. Atua também lecionando na área de Gastronomia, Alimentos e Segurança Alimentar, Saúde Pública em cursos, oficinas, palestras e voluntária em projetos de pesquisa e extensão.

Literatura
Fábio Rogério da Silva (TITULAR)
Graduado em Educação Física Pelo Instituto Brasileiro de Gestão & Marketing, Defensor Dos Direitos a Leitura Literária, Atuante no Fórum Pernambucano em Defesa da Leitura, Livro e Biblioteca, Membro da Releitura Bibliotecas Comunitária em Rede e membro da Secretaria Executiva da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Produtor cultural em projetos na Formação de Leitores.

 

 

Sthefano Santana Sousa de Farias (SUPLENTE)
Articulador da Releitura – bibliotecas comunitárias em rede. Integrante do Fórum Pernambuco em defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura e membro do Conselho Gestor da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, além de mediador de leitura da biblioteca comunitária Educ Guri.

 

 

 

Movimentos Sociais, Comunitários e de Direitos Urbanos, de Mídia Livre, de Juventude e Estudantil
Jocimar Gonçalves – (TITULAR)
Professor, sociólogo. Aos 12 anos iniciou sua trajetória política no movimento estudandil, quando foi presidente do Grêmio livre estudantil da Escola Luiz Delgado,
orgulha-se de ter contribuido com a luta pelo passe livre, quando por várias vezes ocupou a secretaria de educação não só por essa reivindicação mas também por uma educação de qualidade.
Atualmente faz sua militância política no movimento sindical, onde atua como secretário de jovens trabalhadores do Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco (SINPRO-PE).

Wallace de Melo Gonçalves Barbosa (SUPLENTE)
Professor, graduado em História e Geografia, especialista em Ciência Politica e mestre em Ciência Sociais. Atualmente é membro do Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco e atua na docência em escolas das redes pública e particular, e também na educação superior.

Música
Guilherme Laureano Coelho de Moura (SUPLENTE)
Formado em Produção Fonográfica e Cultural, é produtor e curador do Festival Abril Rock desde 2008 e criador do site/revista/selo musical RecifeRock! É membro atuante dos grupos Funcultura da Música e Frente de Luta pela Cultura. Parecerista do Minc/PRONAC (Lei Rouanet), prestou serviços para Funcultura do Governo de Pernambuco (2013, 2014 e 2016), FAC do Distrito Federal (2017), FAC do Governo de Goiás (2016/17) e Caixa Cultural (2016). Participou da curadoria do Carnaval de Pernambuco (2017), Festival de Inverno de Garanhuns (2014, 2015 e 2017) e Festival Pré-Amp (2014 e 2015), entre outros.

Gabi Apolonio (SUPLENTE)
Musicista, Educadora Musical e Produtora Cultural. Especialista em Gestão e Produção Cultural pela FAFIRE e em Educação Etnicorracial pela FADIMAB. Licenciada em Música pela UFPE, com formação técnica em Flauta doce e Piano pelo Conservatório Pernambucano de Música. É Facilitadora em Projetos Culturais pela FGV/MINC. Desde 2012 atua como facilitadora em Projetos Culturais tendo realizado oficinas formativas em várias regiões de Pernambuco para públicos diversos, atuando como formadora da Fundação Cultural Palmares para a Comunidade Quilombola do Castainho.

Produtores Culturais
Marileide Alves de Lima (TITULAR)
Elcides Virgínia Ferreira Anghinoni (SUPLENTE)
Mãe, 37 anos, escritora, formada em Matemática, especialista em Políticas Públicas e Educação Ambiental e produtora cultural. Atua neste último setor há oito anos em Fernando de Noronha, com produções também em Recife e Rio de Janeiro. Alguns projetos aprovados forma o Noronha no Ritmo da Cultura em 2014, pelo Funcultura.

 

 


Pontos de Cultura

Beth de Oxum (TITULAR)
Fundou em Olinda o Afoxé Filhos de Oxum, um dos primeiros a incluir mulheres na percussão, e durante 15 anos foi presidente do Afoxé Alafin Oyó. Criou no bairro de Guadalupe o Cineclube Macaíba, direcionado às culturas de matriz africana, e a Rádio Amnésia. Transformou sua casa, onde se realizavam rodas de coco de umbigada, no Ponto de Cultura Coco de Umbigada, que realiza uma celebração de cultura negra no primeiro sábado de cada mês.

 

Cleonice Maria dos Santos (SUPLENTE)

Teatro e Ópera
Paula de Renor (TITULAR)
Atriz, produtora e diretora da Remo Produções Artísticas, produziu diversos espetáculos de teatro, incluindo duas coproduções internacionais. Também atua na produção de programas para Televisão e projetos sociais ligados ao teatro, foi idealizadora e gestora do Teatro Armazém ( Armazém 14) durante 11 anos, uma das curadoras e produtoras do Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de PE por  17 anos. Representa LA RED de Promotores Culturais da América Latina e Caribe em Pernambuco/Brasil.


Feliciano da Silva
(SUPLENTE)
Fundador e atual Presidente da Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco (Artepe), é também membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais da Cidade do Recife (Cadeira de Artes Cênicas). Ator profissional (DRT 314), filiado ao Sindicado dos Artistas e Técnicos em Diversão do Estado de Pernambuco, atua desde 1980 em diversos espetáculos infantis e adultos, como “O genro que era nora”, “A Visita de Sua Excelência”, “A Mente Capta”, “Calabar”, e “Lembrem-se de Lilith!”,  voltados para o público adulto.

 

Agreste
Arary Marrocos Bezerra Pascoal – (TITULAR)

Lucivan Max dos Santos (SUPLENTE)
Músico, produtor cultural e musical, instrutor de percussão, nascido em Belo Jardim e radicado em Caruaru, onde a mais de 25 anos toca e desenvolve ações culturais na cidade. Já passou por diversos estados do Brasil, além de países da Europa, América Latina e Emirados Árabes Unidos, e atualmente também exerce o mandato de Titular do Setorial de Música no Conselho Municipal de Política Cultural de Caruaru.

 

 

Sertão
Modesto Lopes de Barros (TITULAR)
Filho de José Emídio Sobrinho e Emília Lopes de Barros. Nasceu no dia 15 de dezembro de 1948, na zona rural do município de Serra Talhada – PE. Formado em História pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada é ator e Diretor Teatral. Iniciou no teatro em 1977 na capital paulista como aluno da atriz Berta Zemel. Em 1989 funda o Centro Dramático Pajeú de Serra Talhada e vem participado ativamente da cultural da região Sertão, especialmente do Pajeú.

 

Deison Dário da Silva Bezerra (SUPLENTE)
Começou seus estudos musicais no ano de 2002, aos 13 anos de idade, na Banda Filarmônica Antônio Alves Feitosa. No ano de 2003 passou a integrar o quadro de músicos da banda Filarmônica Isaias Lima em Triunfo – PE e, de 2004 a 2006 participou da Filarmônica Vilabelense em Serra Talhada – PE. No município de Petrolândia em 2011 assume a maestria da Banda Municipal Adolfo Alexandre de Melo. De 2014 a 2016 esteve como Secretário Municipal de Turismo em Santa Cruz da Baixa Verde – PE, e em 2017 assume a Diretoria Municipal de Cultura do município de Petrolândia.


Zona da Mata

Andala Pereira da Silva (Titular)
Licenciada em Letras pela Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte, integra no ano de 2010 o Cavalo Marinho Boi Pintado do Mestre Grimário como vice – presidente, produtora e folgazã do brinquedo.  Em 2014 funda  com outros integrantes o Coletivo Lubuta de Teatro e no mesmo ano escreve SINA seu primeiro texto teatral, premiado em 2017 pelo II Prêmio Ariano Suassuna de Dramaturgia pelo Governo do Estado.

 

 

Dida Pereira (Suplente)
Benedito José Pereira  (popular Didha Pereira), nascido em 1950, natural de São Bento do Sul, formado em letras pela Universidade Católica de Pernambuco; especialista em análise de sistemas pelo ITEC; especialista em ensino da arte pela UFPE; pós-graduado em economia da arte pela UFRGS e mestre na área de educação pela Universidade de Madeira em Portugal. Com diversas obras publicadas ao longo dos anos destaca-se: O MENINO SONHADOR; A MALDIÇÃO DO PUNHAL; O PARAÍZO PE AZUL? E muitas outras obras.

 

Poder Público:

Secretaria de Cultura
Gilberto Freyre Neto (TITULAR)
Jan Ribeiro/Secult-PEFormado em administração de empresas pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem especialização em gestão cultural pela escola francesa AGECIF, de Paris. Trabalhou na implantação e gestão do Museu Cais do Sertão. Foi coordenador de projetos especiais da Fundação Gilberto Freyre e assumiu a Secretaria de Cultura de Pernambuco em janeiro de 2019.

 

 

Silvana Lumachi Meireles (SUPLENTE)
Silvana Meireles foi Secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e coordenadora do programa Mais Cultura durante a gestão de Juca Ferreira. Engenheira eletrônica, com especialização em Políticas Culturais e servidora de carreira da Fundaj. Atualmente é secretária Executiva da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

 

 

 

Fundação do Patrimônio e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE)
Marcelo Canuto Mendes (TITULAR)
Formado em Direito pela UFPE, respondeu pela Gerência Geral de Gestão da Secretaria Especial de Articulação Social do Estado (2007-2010), pasta da qual passou a ser o secretário em março de 2010. Em 2001, foi nomeado secretário-executivo de Relações Institucionais e Articulação Parlamentar da Casa Civil. Assumiu interinamente, por diversas ocasiões, a titularidade da Casa Civil, e em outubro de 2013 foi designado para responder pela Secretaria de Cultura.

 

Severino Pessoa (SUPLENTE)
Severino Pessoa é advogado, contador e professor. Sua atuação na área da Cultura começou em 2002, como assessor da Presidência da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), onde assumiu, posteriormente, os cargos de diretor administrativo e financeiro. Até o final de janeiro de 2011, ele atuou como assessor especial da Presidência da Reciprev, autarquia municipal de previdência e assistência à saúde dos servidores. Em 2011 assumiu a presidência da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), cargo que ocupou até dezembro de 2014.

Secretaria de Educação
Laís Cavalanti de Sá Nogueira (TITULAR)

Simone Brandão de Santana (SUPLENTE)

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Matheus José Nicolau de Oliveira Lins (TITULAR)

Rafael dos Santos Barreira (SUPLENTE)

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
José Aluisio Lessa da Silva Filho (TITULAR)

Jurema Regueira Arabyan Monteiro Rocha (SUPLENTE)
Economista pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e mestre em Geografia (2011) pela mesma universidade, dDesde 2004 trabalha na área de consultoria econômica e planejamento, atuando especialmente nas áreas de desenvolvimento territorial, regional e urbano, mercado de trabalho, comércio exterior, analisando também setores econômicos e cadeias produtivas específicas como a da música. Desde de 2015 é gestora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco.

 

Luciola Palatinic Lapenda (SUPLENTE)

Secretaria da Mulher
Elaine Maria Santana(TITULAR)
Juliane Mere de Souza Oliveira (SUPLENTE)

Secretaria de Turismo, Esporte e lazer
Lázaro Medeiros Viana da Costa (TITULAR)
Mel Queiroz Nobre (SUPLENTE)

Secretaria da Casa Civil

Gustavo de Vasconcelos Negromonte  (SUPLENTE)

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Ailton Sérgio da Silva Moura (TITULAR)
Dilma Teresinha Coelho de Oliveira (SUPLENTE)

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e juventude
Felix Guedes Aureliano (TITULAR)
Antônio Alves Mendes (SUPLENTE)

Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Luiz Gonzaga Cardozo Ayres (TITULAR)
Sandra Maria Pagano (SUPLENTE)
Turismóloga, mestre em Gestão e Políticas Ambientais (UFPE), atualmente Gerente de Captação e Incentivos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, atuando no Programa de Fomento à Cadeia Têxtil e de Confecções. Em gestões anteriores coordenou o Projeto Parque Cultural da Rua da Aurora, atuou como integrante do Comitê Deliberativo do Funcultura e como atriz nos grupos TUCAP, Piolim e Teatroneco/Mamulengo Sorriso.

Universidade de Pernambuco (UPE)
Maria Amália Oliveira de Arruda Câmara (TITULAR)

 

 

 

 

 

 

 
João Allyson Ribeiro de Carvalho (SUPLENTE)

Companhia Editora de Pernambuco (CEPE)
Luiz Ricardo Leite de Castro Leitão (TITULAR)
Edson Ricardo Teixeira de Melo (SUPLENTE)

Empresa Pernambucana de Comunicação – EPC
Felipe Peres Calheiros (TITULAR)
Graduado em Direito pela UFPE e em Administração pela UPE, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE e Doutorando em Educação Artística pela Universidade do Porto/Universidade de Lisboa (2016). Operador de Câmera de Cinema e TV da UFPE desde 2009, foi assessor de Articulação e Fomento do Núcleo de TV e Rádios Universitárias da UFPE (2012-2015), e atualmente ocupa a Vice- Presidência da Empresa Pernambuco de Comunicação – E.P.C/TVPE – TV Pernambuco.
Cynthia Gomes Falcão Pereira (SUPLENTE)

Arquivo Público do Estado de Pernambuco
Félix Galvão Batista Filho (TITULAR)
Deybson Afonso Pereira (SUPLENTE)

Prefeitura de Olinda
João Luiz da Silva Júnior (TITULAR)
Flávio Urquisa Godoi (SUPLENTE)

Prefeitura do Recife
Manoel Eduardo Vasconcelos Rodrigues (TITULAR)
Antônio José Ivo da Silva (SUPLENTE)

Zona da Mata
Edlamar Ferreira Lopes Martins (TITULAR) – Nazaré da Mata

José Edson da Silva (SUPLENTE) – Palmares

Região Agreste
Maurício do Nascimento Barbosa (TITULAR) – Surubim
Graduado em Serviço Social, produtor cultural, ator, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Surubim, conselheiro do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco (Representante governamental do Agreste) e Diretor de Cultura de Surubim-PE. Militante da Cultura Popular e sempre na busca das elaborações e efetivações das Políticas Culturais nas esferas: Municipal, Estadual e Federal.

 

 

Herlon Cavalcanti (SUPLENTE) – Caruaru

Região Sertão
Lucivaldo Oliveira Ferreira (TITULAR) – Triunfo
Clébio Monteiro Barros (SUPLENTE) – Petrolândia

—-

Soneto: Vencedores
Alexadre Morais

Salve oh terra de arte e lutadores
Que aspirou e expirou democracia
Desde o tempo em que foi capitania
Combatendo os cruéis golpeadores

Por assim vencer tanto os contedores
É preciso vibrar a cada dia
Não que a glória requeira ufania
Mas é válido exaltar os vencedores

Quem venceu foi porque soube lutar
E um guerreiro não pode descansar
Tem apenas o direito de afiar
Sua lança e lançar-se em nova luta

Bom guerreiro não pode descansar
Tem apenas o direito de afiar
Sua lança e lançar-se em nova luta

Salve Salve culturalistas de Pernambuco!