Quilombo do Catucá celebra 200 anos com mostra cultural em Camaragibe
Festividade aberta ao público acontece neste sábado (8/4), no bairro do Viana
Foto: Renato Spencer

Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Patrimônio Vivo de Pernambuco, é uma das atrações da festividade.
Por Roberto Moraes Filho
No intuito de valorizar a identidade cultural e as tradições quilombolas de Camaragibe, a 29ª Mostra Cultural Sambada do Catucá, promovida pelo Centro Cultural Quilombo do Catucá, acontece neste sábado (8/4), celebrando os 200 anos de resistência do Quilombo do Catucá. A festividade, que se inicia às 18h, no bairro do Viana, contará com a exibição de curtas-metragens temáticos, performances, feiras de comidas e bebidas típicas, além de apresentações de grupos de coco, afoxé, maracatu, maculelê, samba reggae e roda de samba.
Entre as atrações já confirmadas, estarão integrando a programação o Afoxé Oyá Tokolê Owo, Coco Chapéu de Palha, Coco de Catucá, Coco Raízes do Cajueiro, Grupo Cultural Rala Coco, os grupos de samba reggae Afrogibe e Nação Camará, o Maculelê de Joel Carlos Francisco, o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu (Patrimônio Vivo de Pernambuco), a Mestra Ana Lúcia, o poeta Miró da Muribeca, além de performance de Malunguinho com Ângelo Fábio e roda de samba com o grupo Três Pretos.
“A história do Quilombo do Catucá, que inspirou a formação do nosso grupo, tem haver com o nome genérico dado às áreas de floresta que margeavam as antigas zonas de produção do açúcar do litoral a zona da mata seca de Pernambuco, onde se configurou o Malunguinho, personagem símbolo da resistência e sagrado aos cultuadores das religiões afros em boa parte do Nordeste brasileiro”, explicou Deybson Negrão, organizador da mostra cultural e integrante do grupo Coco de Catucá. O evento é aberto ao público e acontece na Rua Ana Alves, nº 443, no bairro do Viana, em Camaragibe.
Serviço:
29ª Mostra Cultural Sambada do Catucá – 200 anos do Quilombo Catucá
Quando: sábado, 8 de abril
Horário: a partir das 18h
Local: Rua Ana Alves, nº 443, no bairro do Viana, em Camaragibe.
Acesso gratuito
