Casa Galeria Galpão abre as portas para a cidade
Hoje às 20h se apresenta o bailarino mineiro Wagner Schwartz, com o espetáculo experimental “Piranha”
Postado em: Artes Visuais | Festival de Inverno
Estão oficialmente abertas as atividades da Casa Galeria Galpão. É a sede oficial das artes integradas do FIG. De hoje a 26 de julho o público poderá conferir dezenas de propostas artísticas, que vão da fotografia às artes plásticas, da dança às intervenções artísticas que ultrapassam os muros do antigo edifício onde anos atrás funcionou o fórum municipal de Garanhuns.
Situada entre o Palco Cultura Popular, o Teatro Luiz Souto e a Praça Cultural Mestre Dominguinhos, a Casa Galeria Galpão recebe este ano nada menos do que 27 atrações de todo o país. Inclusive de Garanhuns, onde artistas foram indicados pela prefeitura e incorporados pela programação formada por projetos convidados ou selecionados por edital do FIG.
“Durante o FIG, a Fundarpe investe nas artes visuais, transformando esta casa em galeria. A cada ano aumenta o interesse dos artistas nacionais e locais, assim como do público, atraído pela diversificação das atividades para fotografia, moda e design”, diz a coordenadora da Casa, Luciana Padilha. “Procuramos no nosso formato contemplar nomes consagrados e artistas novos, garantindo assim a diversidade de expressões”.

Luciana Padilha, coordenadora da Casa Galeria Galpão que rebebe, este ano, 27 atrações de todo o país.
Luciana conta que a novidade deste ano é um palco montado em área interna, que receberá três performances de dança experimental. A primeira se chama “Piranha”, de Wagner Schwartz (Uberlândia-MG), e acontece hoje às 20h. No próximo fim de semana serão apresentadas “Ouriço”, de Leonardo França (Salvador) e “Terra”, do Grupo Grial.
Intervenções – Orbitando em torno da Casa, diversas intervenções urbanas podem ser conferidas nas vias públicas de Garanhuns. Iniciada no sábado (19), a performance “Corpo”, de Pedro Fonseca de Andrade, segue neste domingo (20), no Parque Ruber Van Der Linden; até esta segunda (21), a exposição e intervenção “Do Outro Lado” (Recife), de Thiago França, circulará nas ruas; e até o último dia do festival, “Complete o que te compete”, de Johny Cavalcanti Alves (Recife), também ocupará as calçadas; além da instalação “Ateliê criativo de Land Art”, de Mathieu Duvignaud (Natal – até 23 de julho) e “Instalação Insustentável”, de Leandro José da Silva (Caetés-PE), que também vai até o fim do FIG.
Passeio ímpar – Andar pelos corredores da Casa Galeria Galpão pode reservar gratas surpresas, como a exposição “Memória da Pedra”, de Iezu Kaeru (Recife), que promove um interessante ambiente imersivo tendo como base sons, imagens e objetos físicos produzidos pelo artista, que foi categorizado pelo escritor Lourenço Mutarelli, como um “jovem ancestral” que pratica a arte milenar do empilhamento de pedras. “Dormirei tranquilo enquanto houver gente empilhando pedras”, escreveu Mutarelli.
Na sala ao lado, outra proposta de imersão, esta 100% auditiva, foi construída pelo músico e pesquisador Thelmo Cristovam, de Olinda. Em ambiente escurecido por tecidos na porta e janelas, é possível experimentar pontos de escuta pouco usuais, como o som captado dentro de um canhão centenário encontrado em Fernando de Noronha. Gera-se com isso um deslocamento espaço-temporal promovido pela união criativa entre arte e tecnologia.
Este foi apenas um recorte entre os tantos permitidos pelo espaço e seus arredores. Há mais: hoje tem “Lambe-lambe Ladrilho Hidráulico”, de Guilherme Luigi (Recife), nos muros e paredes da cidade; Desfile de Augusto Alencar no Parque Euclides Dourado; obras de Java Araújo; e uma exposição fotográfica com os premiados pelo Festival Pernambuco Nação Cultural, que ocupa o grande salão central desta casa nada comum.
Confira a programação da Casa Galeria Galpão (Av. Dantas Barreto, 34 – Santo Antônio) de 20 a 26/07:
Exposição “Vizinhos”
Fábio Santana da Silva | Moreno – PE
Instalação Sonora “Sem Título”
Thelmo Cristovam Lino e Silva | Olinda – PE
Exposição “Planos, entrelaçamentos e a memória”
Janaina Castoldi | Porto Alegre-RS
Exposição e Intervenção Urbana “Do outro lado”
Thiago França | Recife-PE
*Dias 19, 20 e 21 em vias públicas Garanhuns
Exposição Rubens Costa
Luiz Rubens da Silva Costa Leite | Garanhuns – PE
Exposição “Transformação Íntima do Corpo Huma-Nu (Mária Bieliková)”
Stephany Cristyne de Souza Silva | Garanhuns – PE
Exposição “Sobre as Sete Colinas”
Camille Alexis | Garanhuns – PE
Performance “Corpo”
Pedro Fonseca de Andrade
Dias 19 e 20 de julho
Local: Parque Ruber Vander Linden
Intervenção urbana “Complete o que te compete”
Johny Cavalcanti Alves | Recife-PE
De 20 a 26 de julho
Local: Vias públicas de Garanhuns
Intervenção urbana | Instalação “Ateliê criativo de Land Art”
Mathieu Duvignaud | Natal-RN
Dias 21, 22 e 23 de julho
Local: Vias públicas de Garanhuns
Intervenção urbana | Instalação Insustentável
Leandro José da Silva | Caetés PE
De 20 a 26 de julho
Local: Vias públicas de Garanhuns
 
		 
	
				
