Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Prêmio Palhaço Cascudo de Incentivo às Artes Circenses bate recorde de inscrições

Foram contabilizadas um total de 135 inscrições na premiação promovida pela Secult-PE. Quantitativo é mais do que o triplo das 42 propostas habilitadas na edição anterior, em 2019

Fer Verícimo/Secult-PE

Fer Verícimo/Secult-PE

Para a edição 2020/2021, foram contabilizadas um total de 135 inscrições no Mapa Cultural de Pernambuco

Senhoras e senhores, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), orgulhosamente apresenta que o Prêmio Palhaço Cascudo de Incentivo às Artes Circenses bateu recordes no número de inscrições. Para a edição 2021/2022, foram contabilizadas um total de 135 participações no Mapa Cultural de Pernambuco. O quantitativo é mais do que o triplo das 42 propostas habilitadas na edição anterior. Ao todo, serão 30 prêmios distribuídos, somando R$ 150 mil.

“As 135 propostas enviadas representam a importância do Prêmio Palhaço Cascudo para a classe circense seguir com sua arte em tempos difíceis para a cultura, principalmente em função da pandemia. Essa premiação deseja reconhecer e valorizar a trajetória das pessoas que mantêm viva a cultura do circo”, avalia Jorge Clésio, assessor de Artes Circenses da Secult-PE.

A premiação contempla as práticas artísticas de criação e fruição, de transmissão de saberes e fazeres, de sustentabilidade e demais conhecimentos, como iniciativas de preservação da memória de artistas e das expressões circenses nas suas formas e modos próprios, na linguagem do circo.

O Prêmio Palhaço Cascudo está estruturado em três faixas, com dez prêmios de R$ 5 mil em cada. A primeira é para trabalhos artísticos na área da criação e difusão na linguagem do circo. A faixa 2 é para produções em formação, pesquisa, mapeamento, ação educativa, repasse do saber e do fazer, na linguagem do circo.

Já a faixa 3 contempla profissionais da área técnica circense, como capatazia, barreira, montagem de lona e equipamentos, criação e execução de figurino, maquiagem, iluminação, sinoplastia, segurança de aparelhos e estrutura física.

< voltar para