Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

14º Animage tem início com o melhor da produção nacional e internacional

Confira a programação completa com filmes inéditos, presença de realizadores, oficinas, masterclass e bate-papos. Festival conta com o incentivo do Funcultura

Divulgação

Divulgação

Getúlio Maurício assina o cartaz do Animage 2024

A 14ª edição do Animage: Festival Internacional de Animação de Pernambuco acontece de 1º a 6 de outubro, no Recife. A programação, gratuita e para todas as idades, ocupa o Teatro do Parque, Cinema da Fundação (Derby), Cinema da UFPE, Parque da Macaxeira e Praça da Lagoa do Araçá. O Animage está entre os mais relevantes festivais de cinema de animação da América Latina, priorizando originalidade, autoralidade e diversidade na programação.

Confira aqui o livreto com a programação completa do Animage 2024

Confira aqui a grade de programação

Confira aqui os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas

O Festival Animage tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura); Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Recife. Conta ainda com apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA), Camões: Centro Cultural Português em Brasília, Instituto Cervantes de Recife, ABCA, Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE.

O projeto foi contemplado nos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), via LPG, direcionada pelo Ministério da Cultura (MinC) e governo federal. A realização é assinada por Rec-Beat Produções e Leão Produções.

O Animage reúne o que há de mais expressivo e atual na animação mundial. A programação exibe produções em curtas e longas-metragens, com destaque para a Mostra Competitiva de Curtas, que distribui prêmios em nove categorias. Há ainda mostras especiais de curtas e longas e atividades voltadas para o compartilhamento de conhecimento, como oficinas, masterclass e bate-papos com realizadores nacionais e internacionais.

A 14ª edição celebra a arte da animação em grande estilo. A noite de abertura do Animage exibe a estreia latino-americana do documentário em longa-metragem Miyazaki, L’Esprit de la Nature, de Léo Favier, sobre o mestre da animação e diretor japonês Hayao Miyazaki, nesta terça-feira (1º), no histórico Teatro do Parque.

A seleção de longas-metragens é um dos destaques do Animage e este ano inclui cinco obras. São exibidos também o clássico da animação japonesa Akira, do diretor Katsuhiro Ôtomo, com versão restaurada em 4k; e El Sueño de la Sultana, aclamada produção espanhola de Isabel Herguera. O festival traz outras duas estreias marcantes no Brasil: Boys Go To Jupiter, do experiente animador americano Julian Glander; e Four Souls of Coyote, longa-metragem premiado do húngaro Áron Gauder.

As mostras especiais deste ano apresentam temas inéditos, como a celebração dos 100 anos da Animação Portuguesa, a Mostra Cubana, a Mostra Andreas Hykade e a Mostra Pernambuco. Elas se juntam às já consagradas Mostra Africana, Mostra Brasil e Mostra Erótica, além do retorno da Mostra Parque, que volta a oferecer sessões ao ar livre em espaços públicos e periféricos da cidade.

“O Animage, em sua 14ª edição, reafirma nosso compromisso com a inovação e a diversidade reunindo perspectivas únicas da animação de todo o mundo. Seguimos firme no propósito de promover um espaço rico em diálogos e aprendizado, para todos os públicos, fortalecendo a posição do festival entre os mais importantes do País”, comenta Antonio Gutierrez, Gutie, criador e diretor do festival.

NÚMEROS – Em sua 14ª edição, o Animage traz na programação um total de 138 filmes, sendo cinco longas e 133 curtas-metragens, de 43 países, dos quais 21 produções brasileiras. O festival exibe um total de 45 sessões em cinco locais da cidade.

Os curtas estão distribuídos pela Mostra Competitiva e em mais nove mostras especiais. A Mostra Competitiva soma 71 filmes em competição, de 32 países, sendo nove brasileiros, com oito seleções para o público adulto e duas para o infantil. As atividades formativas trazem uma masterclass, cinco bate-papos e três oficinas.

“O Animage é um convite para uma oportunidade única de vivenciar a arte da animação em sua forma plena, com todos os detalhes evidenciados pela tela grande e realçados pelo som em potência máxima. Em nosso atual contexto social, sair de casa e encontrar pessoas para ver filmes no cinema é um passeio cada vez mais importante”, comenta o curador geral do festival, Júlio Cavani.

A pluralidade do festival também é evidenciada pela curadoria. Além do responsável geral, Júlio Cavani, a 14ª edição traz um time de curadoras e curadores que participaram das escolhas das mostras especiais e na seleção da Mostra Competitiva: Fernando Galrito (Portugal), Nara Aragão (PE), Kalor (PE), Ivette Ávila Martín (Cuba), Camila Monart (PE), Felipe Soares (PE), Pâmela Peregrino (RJ) e Radhi Meron (SP).

PROGRAMAÇÃO – Nesta edição, o Animage faz a estreia latino-americana de três filmes longa-metragem internacionais, além de promover uma sessão histórica de um grande clássico do cinema de animação. Na Mostra Competitiva, o consolidado circuito competitivo internacional do festival reúne as mais novas produções de animação em curta-metragem e premia os melhores filmes em nove categorias.

Ano a ano, a Mostra Competitiva tem recorde crescente de inscrições. Para esta edição foram 2,2 mil inscrições de cem países. Destas, foram selecionados 71 filmes, de 32 países, sendo nove de realizadores brasileiros. A comissão de seleção do circuito competitivo 2024 foi composta por Camila Monart (PE), Felipe Soares (PE), Nara Aragão (PE), Pâmela Peregrino (RJ) e Radhi Meron (SP).

A premiação principal, definida pelo júri do festival, é a de Melhor Curta: Grande Prêmio Animage, que, além da estatueta, recebe prêmio em dinheiro no valor de R$ 4 mil. O júri também indica os melhores nas categorias Curta Infantil, Curta Brasileiro, Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som, que recebem o Troféu Animage. O público também escolhe o Melhor Filme: Prêmio do Público, definido pela audiência do festival, por meio de voto direto nas sessões. O júri oficial desta edição do Animage, que indica os premiados da Mostra Competitiva, é composto por Camila Kater (SP), Dandara Palankof (PE) e Fernando Galrito (Portugal).

MOSTRAS ESPECIAIS – A 14ª edição do Animage exibe nove mostras especiais, algumas já tradicionais no festival e outras inéditas. Cada uma traz uma seleção temática de filmes curta-metragem reunindo uma ampla vitrine da produção autoral do cinema de animação no Brasil e no mundo. São elas: Mostra 100 Anos da Animação Portuguesa, Mostra Parque, Mostra Erótica, Mostra Africana, Mostra Cubana, Mostra Andreas Hykade, Mostra Brasil, Mostra Pernambuco e Sessão Índigo.

BATE-PAPOS, OFICINAS E MASTERCLASS – Todas as atividades formativas com trocas de conhecimentos, oferecidas pelo Animage são abertas ao público geral. Os bate-papos e a masterclass têm entrada livre. Já para as oficinas é necessário fazer inscrição.

Ministrada pelo português Fernando Galrito, a masterclass Animação, Arte Total aborda os 100 anos da animação portuguesa e sua trajetória pessoal no mundo da animação. Acontece no Cinema da Fundação (Derby), nesta quarta-feira (2). A ação tem o apoio do Camões: Centro Cultural Português em Brasília.

Os bate-papos reúnem os realizadores convidados desta edição para uma troca direta com o público sobre temas variados, trajetórias pessoais e fomento para o setor sob três abordagens: Animação Africana e da Diáspora, com Catapreta, Pâmela Peregrino e Kalor; Como Me Tornei um Profissional da Animação, com Camila Kater, Carlon Hardt, Chia Beloto, Eduardo Padrão e Radhi Meron; e Fomento para o Cinema de Animação no Brasil, com Adriana Pinto (ABCA), Camila Bandeira (Adepe), Luciana Campelo (FCCR) e Nara Aragão.

Esta edição oferece ainda três oficinas, que acontecem na Fundação Joaquim Nabuco para todos os públicos. Narrativas Outras: Do Desenvolvimento ao Roteiro, ministrada pela curadora Kalor; e Animando Pinceladas, ministrada pelo diretor de animação Daniel Bruson, acontecem de terça (1º) a sexta-feira (4). Animação em Ação é ministrada, de quarta (2) a sexta-feira (4), por Andreas Hykade, premiado diretor alemão, convidado especial desta edição. A ação tem o apoio do Consulado Geral da Alemanha no Recife e Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA).

CONVIDADOS – Este ano, o festival reúne grandes nomes do cinema de animação brasileiro e alguns internacionais, presentes nas sessões e em conversas com o público. Entre os presentes estão Fernando Galrito, Andreas Hykade, Daniel Bruson, Pâmela Peregrino, Marcus Vinicius Vasconcelos, Renato Duque, Carlon Hardt, Valentina Homem, Tatiana Bond, Juliana Barretto, Luiza Pugliesi, Pedro Brum, Daniel Oliveira Garcia, Pricilla Maria, ADriana Pinto, Eliete Della Violla, Catapreta, entre outros.

ARTE 2024 – A cada edição, o Animage pauta sua comunicação visual a partir da obra de um artista convidado. Este ano o recifense Getúlio Maurício é o artista escolhido para fazer a arte. Em seu trabalho Getúlio explora signos da cultura popular e do folclore da sua região de origem.

Serviço:

Animage: 14º Festival Internacional de Animação de Pernambuco – de terça-feira (1º) a dkmingo (6), no Teatro do Parque, Cinema da Fundação (Derby), Cinema da UFPE, Parque da Macaxeira e Praça da Lagoa do Araçá. Ingressos gratuitos (distribuídos uma hora antes de cada sessão)

< voltar para Audiovisual