16º Festival de Cinema de Triunfo anuncia atividades formativas
Programação formativa do festival valoriza a formação, o diálogo entre territórios e o fortalecimento das políticas culturais, com oficinas, masterclasses e ações voltadas a diferentes públicos e linguagens
Postado em: Audiovisual | Fest Cine de Triunfo | Fundarpe
Entre os dias 14 e 20 de dezembro, o município de Triunfo volta a se tornar o epicentro do cinema pernambucano. Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o Sesc Pernambuco, o 16º Festival de Cinema de Triunfo chega em 2025 reafirmando seu caráter plural e descentralizado, com uma programação formativa que aproxima o audiovisual dos territórios e das pessoas.
Mais do que um evento de exibição, o festival se consolida como um espaço de aprendizado, partilha e construção coletiva, articulando diferentes olhares sobre o cinema, a memória e as identidades culturais do Estado. Ações formativas como oficinas, workshops e masterclass ampliam o alcance do festival, estimulando a reflexão crítica, o protagonismo das comunidades e a valorização da diversidade.
“O Festival de Cinema de Triunfo tem um papel fundamental na política cultural do Estado. Ele consolida o Sertão como território de produção e reflexão audiovisual, levando formação, oportunidades e debate para dentro das comunidades. É um festival que conecta o cinema às pessoas, e as pessoas às suas histórias. Essas oficinas representam o nosso compromisso com uma cultura acessível, plural e descentralizada, que forma, transforma e projeta novos olhares sobre o mundo”, ressalta a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
Para a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o Festival de Cinema de Triunfo fortalece as políticas públicas estaduais que valorizam os territórios e ampliam o acesso ao audiovisual. “Ao promover capacitação, difusão de metodologias e qualificação técnica nos territórios, reforçamos o compromisso da gestão Raquel Lyra com o desenvolvimento do audiovisual em Pernambuco. Essas iniciativas ampliam a capacidade produtiva das comunidades, fortalecem a participação social nos mecanismos de financiamento e ajudam a construir um ambiente cultural mais forte, mais participativo”, afirma.
Workshop “Territórios de afetos: roteiros LGBT’s e cinemas negros”
No dia 16 de dezembro, das 9h às 12h, na Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho, o roteirista e cineasta Rafael Nascimento conduz um workshop que propõe uma imersão criativa nas narrativas negras e LGBTQIAP+ ambientadas no Sertão. Com abordagem prática e sensível, a oficina estimula a escrita a partir da experiência afetiva, explorando o cinema como linguagem de pertencimento e resistência. Com 15 vagas disponíveis, o processo seletivo prioriza pessoas negras, indígenas, LGBTQIAP+ e estudantes da rede pública, com inscrições via formulário on-line.
Oficina de portfólio cultural e elaboração de projeto
Em uma ação inédita de descentralização e valorização dos territórios tradicionais, o festival leva formações para os quilombos Águas Claras (17/12) e Santa Rosa (18/12), em parceria com a Gerência de Educação e Direitos Humanos (GEDH/Secult-PE). Nos dois dias, das 9h às 12h30 e 13h às 16h, acontecem as oficinas “Da Ideia ao Projeto: Modelagem Criativa e Escrita de Projetos Culturais, ministrada por Sandra Silva; e “Da Trajetória à Apresentação: Organização e Construção de Portfólio Cultural”, ministrada por Iyadirê Zidanes. Ambas abordam temas como representatividade, escrita de projetos culturais e fortalecimento das identidades quilombolas. As ações buscam promover o acesso a ferramentas de elaboração de projetos, estimular a autonomia criativa e ampliar a presença das comunidades nos editais de fomento.
Masterclass “Um novo cinema indígena? Reflexões sobre produção audiovisual e autoagenciamento dos povos originários”
No dia 17 de dezembro, das 9h às 12h, na Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho, a artista, realizadora e pesquisadora Fulni-ô Feane Monteiro conduz uma masterclass sobre o surgimento de um novo cinema indígena, baseado na autoafirmação e no autoagenciamento dos povos originários. A atividade propõe uma reflexão sobre o cinema como instrumento de resistência, educação e reconstrução da memória coletiva. A entrada é gratuita e não requer inscrição prévia.
Roteiro cultural com alunos da Escola Municipal São Vicente de Paulo e Escola Governador Eduardo Campos
Nos dias 17 e 18 de dezembro, das 14h às 16h, a museóloga Rosélia Adriana irá acompanhar alunos das escolas municipais São Vicente e Governador Eduardo Campos, em uma visita guiada aos museus, equipamentos culturais e às casas de mestres da cultura popular de Triunfo.
Oficina: Estratégias de Retomada de Cinemas de Rua na Atualidade
No dia 19 de dezembro, das 10h às 12h e 13h às 16h, na Fábrica de Criação Popular, as realizadoras Priscila Urpia e Bruna Tavares, do Coletivo #CineRuaPE, ministram a oficina voltada a gestores e agentes de salas de cinema. A atividade discute o papel contemporâneo dos cinemas de rua e suas possibilidades de reocupação como espaços culturais vivos, dialogando diretamente com a história do Theatro Cinema Guarany, símbolo da resistência da exibição cinematográfica no interior pernambucano. Serão apresentadas experiências de gestão comunitária, programação colaborativa e sustentabilidade no circuito exibidor independente.
PROGRAMAÇÃO FORMATIVA COMPLETA – 16º FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO
16/12/2025
Workshop de roteiro |Territórios de Afetos: Roteiros LGBTs & Cinemas Negros
Ministrante: Rafael Nascimento
Local: Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho (Sesc Triunfo)
Horário: 09h às 12h
Público-alvo: pessoas negras, indígenas, LGBTs, estudantes da rede pública e interessados
em cinema, audiovisual, escrita criativa e diversidade.
Vagas: 15
Carga horária total: 3h
Inscrições no link: https://forms.gle/wFri2VVJKaUWkdn97
17/12/2025
MASTERCLASS | Um novo cinema indígena? Reflexões sobre produção audiovisual e autoagenciamento dos povos originários
Ministrante: Feane Monteiro
Duração: 3h
Horários: 09h às 12h
Local: Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho (Sesc Triunfo)
Aberto ao público, não é necessária inscrição prévia
Da Ideia ao Projeto: Modelagem Criativa e Escrita de Projetos Culturais
Ministrante: Sandra Silva
Local: Quilombo Águas Claras
Horário: 09h às 12h30
Da Trajetória à Apresentação: Organização e Construção de Portfólio Cultural
Ministrante: Iyadirê Zidanes
Local: Quilombo Águas Claras
Horário: 13h às 16h
Roteiro cultural com alunos da Escola Municipal São Vicente de Paulo
Com: Rosélia Adriana
Local: Visitas mediadas aos museus, equipamentos culturais e às casas de mestres da cultura popular de Triunfo
Horário: 14h às 16h
18/12/2025
Da Ideia ao Projeto: Modelagem Criativa e Escrita de Projetos Culturais
Ministrante: Sandra Silva
Local: Quilombo Santa Rosa
Horário: 09h às 12h30
Da Trajetória à Apresentação: Organização e Construção de Portfólio Cultural
Ministrante: Iyadirê Zidanes
Local: Quilombo Santa Rosa
Horário: 13h às 16h
Roteiro cultural com alunos da Escola Governador Eduardo Campos
Com: Rosélia Adriana
Local: Visitas mediadas aos museus, equipamentos culturais e às casas de mestres da cultura popular de Triunfo
Horário: 14h às 16h
19/12/2025
Oficina: Estratégias de Retomada de Cinemas de Rua na Atualidade
Ministrantes: Priscila Urpia e Bruna Tavares
Data: 19 de dezembro de 2025
Horário: 10 às 12h e 13h às 16h
Local: Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho (Sesc Triunfo)
Público-alvo: Gestores culturais, gestores de salas de cinema e representantes de equipamentos de exibição.
