Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

2° Festival de Ciranda João Limoeiro celebra Patrimônio Vivo de Pernambuco

Desde a primeira edição o festival já nasceu grandioso, à altura do mestre João Limoeiro

Foto: Eric Gomes

Foto: Eric Gomes

Festival se destaca como uma referência das brincadeiras e manifestações da Mata Norte pernambucana

No próximo dia 31 de maio, a cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, será palco do 2° Festival de Ciranda João Limoeiro, um evento que celebra a rica tradição da ciranda e homenageia um dos seus maiores mestres. O encontro, que conta com recursos aprovados pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), do Governo do Estado de Pernambuco, reúne cirandeiros, cirandeiras, músicos e apreciadores da cultura popular para uma grande festa de valorização dessa expressão cultural tão significativa.

Criado para celebrar a conquista de João Limoeiro como Patrimônio Vivo, o festival reforça o reconhecimento cultural e se destaca como uma referência das brincadeiras e das manifestações da Mata Norte pernambucana.

“Eu acredito que os reconhecimentos e homenagens devem ser feitos em vida e me enchem de alegria. Ser Patrimônio Vivo representa o reconhecimento do meu esforço e trabalho, mas também é resultado de muito empenho coletivo. Este título serve como combustível para a caminhada”, celebra João Limoeiro.

Com mais de 70 anos de vida dedicados à ciranda, João Limoeiro é um ícone da cultura pernambucana e detentor do título de Patrimônio Vivo do Estado. Sua trajetória é marcada pela preservação e difusão desse ritmo contagiante, que ressoa nas rodas e encanta gerações. Ele já se apresentou em grandes eventos como o Festival de Inverno de Garanhuns, Fenearte, Festival Pernambuco Meu País, Carnaval e o São João do Estado, reforçando sua importância na cena cultural pernambucana.

Além disso, a ciranda é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade, e João Limoeiro, como sócio-fundador da Associação das Cirandas de Pernambuco, tem uma ligação direta com outros cirandeiros, fortalecendo ainda mais essa tradição. Com discos gravados e turnês realizadas pelo Brasil, ele também foi laureado com o Prêmio Ariano Suassuna, um dos maiores reconhecimentos culturais do Estado.

A origem e a importância do Festival

A primeira edição do Festival de Ciranda João Limoeiro ocorreu em 2024, na cidade de Carpina, e foi lançada com o intuito de celebrar a conquista do título de Patrimônio Vivo. O Maracatu Carneiro da Serra de Glória do Goitá também fez parte da realização do evento, contribuindo para sua construção e fortalecimento cultural. O idealizador do projeto, Ricco Serafim, concebeu a ideia de reunir cirandeiros para uma celebração grandiosa. Foi essa visão que serviu de chave para abrir as portas desse evento, que exalta a trajetória e a importância do mestre da ciranda.

Em 2025, a festa ganha ainda mais força em Nazaré da Mata, município conhecido como um dos berços da ciranda e terra do cirandeiro Antônio Baracho, reafirmando seu papel na preservação da cultura popular. O evento é organizado pela Serafim Produções, de Ricco Serafim, em parceria com o Mestre João Limoeiro.

Programação e Elementos Culturais

O festival contará com diversas apresentações artísticas, trazendo a riqueza da cultura popular do Estado. Além da ciranda, o público poderá prestigiar manifestações como o coco rural e o maracatu, tradições da região. Haverá também a exibição do curta-metragem O Rei da Ciranda Pesada, que retrata a trajetória e a importância de João Limoeiro para a música e para a cultura de Pernambuco.

Impacto Cultural e Econômico

Além de celebrar a ciranda e seus mestres, o festival impulsiona a economia local, movimentando setores como turismo, gastronomia e comércio. O turismo local é fortalecido tanto por pessoas da região e de cidades vizinhas que circulam pelo evento, quanto por visitantes da Região Metropolitana, ampliando o alcance e a relevância do festival. A chegada de visitantes fortalece os pequenos negócios e promove a cidade como um destino turístico cultural. Também representa um importante espaço de transmissão de conhecimento, onde novas gerações têm contato direto com a tradição e aprendem sobre a importância de manter viva essa expressão artística.

Serviço:
2° Festival de Ciranda João Limoeiro
Data: 31 de Maio de 2025
Horário: 16h
Local: Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata – PE

< voltar para Lei Aldir Blanc