Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

3ª Mostra Rural de Cinema leva cultura audiovisual às comunidades rurais de Vicência

Com incentivo da Lei Paulo Gustavo Pernambuco, iniciativa ao ar livre é gratuita e conta com exibições de curtas-metragens produzidos por cineastas pernambucanos

Divulgação

Divulgação

3ª Mostra Rural de Cinema

Os distritos rurais do município de Vicência, na Zona da Mata Norte pernambucana, recebem esta semana a 3ª Mostra Rural de Cinema. Com o objetivo de aproximar o público da Sétima Arte, a iniciativa leva ao ar livre, de forma gratuita, exibições de curtas-metragens produzidos por cineastas pernambucanos, além de uma oficina voltada para a formação audiovisual. A programação é realizada nas localidades de Borracha, Angélicas, Murupé e Trigueiros, sempre às 19h.

O projeto foi contemplado nos editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco (LPG-PE) e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura (MinC) do governo federal.

A Mostra Rural de Cinema tem como propósito democratizar o acesso à cultura, incentivar a criatividade local e celebrar a rica diversidade da produção audiovisual pernambucana. A proposta busca ainda fortalecer a expressão artística nas comunidades rurais ampliando a visibilidade das histórias e talentos dessas localidades.

Durante os dias de evento o público tem a chance de assistir a oito curtas-metragens selecionados pelo curador Caio Dornelas, cineasta e idealizador de projetos como a Mostra Canavial de Cinema e o Curso Engenho de Imagens. Caio é um dos principais nomes do audiovisual na Zona da Mata Norte de Pernambuco, com uma carreira marcada pela direção e produção de obras que circulam em festivais no Brasil e no exterior.

Além das sessões de cinema, a mostra promove, durante o dia, a oficina teórico-prática O Mundo e o Minuto, conduzida pela cineasta Mila Nascimento. A oficina é direcionada a jovens e adultos interessados em explorar a linguagem audiovisual com dispositivos móveis. Formada em cinema e audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ela traz sua experiência como videomaker e educadora para capacitar os participantes a criarem suas próprias produções. A formação é realizada no Núcleo de Assistência Social de cada distrito.

Programação:

Dia 20: Borracha – em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima
Dia 21: Angélicas – Rua José Francisco Melo, em frente ao campo
Dia 22: Murupé – Rua do Cruzeiro
Dia 23: Trigueiros – Praça Central

Curtas selecionados:

O Homem da Mata, de Antônio Carrilho (Condado)
Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio (Itamaracá)
O Crochê que Me Deu, de João Oliveira (Macaparana)
Na Boca da Noite à Barra do Dia, de Tiago Delácio (Condado)
Rei da Ciranda Pesada, de Cíntia Lima (Carpina)
Pedro e Inácio, de Caio Dornelas (Nazaré da Mata)
Quebra Panela, de Rafael Anaroli (Condado)
Noé da Ciranda, de João Marcelo (Surubim)

Ficha técnica:

Coordenação geral: Juliana Queiroga
Coordenação técnico e design: Lucas Diz
Produção: Manoel Felipe
Produção executiva: Amata Produção
Curadoria: Caio Dornela
Ministração da oficina: Mila Nascimento
Assistência de produção: Franklin Júnior
Social mídia: Viviane Albuquerque
Assessoria de imprensa: Salatiel Cícero
Assistência administrativa: Juçara Queiroga

< voltar para Audiovisual