Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

5ª CEC-PE faz homenagens ao Dia Mundial do Hip Hop e ao Dia Nacional da Consciência Negra

Neste sábado (25), foram realizadas apresentações de nomes do hip hop pernambucano como Okado do Canal, Raiane Margot e Combo X. Ainda para este domingo (26), se apresentam os afoxés Oyá Alaxé e Omô Nilê Ogunjá

Renato Moreira/Secult-PE

Renato Moreira/Secult-PE

Rapper Okado do Canal abriu a noite de apresentações culturais da 5ª CEC-PE

Durante a 5ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco (5ª CEC-PE), que acontece neste final de semana, no município de Gravatá, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) prestou uma homenagem para duas importantes datas comemorativas com forte relação com a cultura pernambucana e periférica: O Dia Mundial do Hip Hop (12 de novembro), gênero artístico que celebrou seus 50 anos de existência; e o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). Neste sábado (25), foram realizadas apresentações de nomes do hip hop pernambucano como Okado do Canal, Raiane Margot e Combo X.

Para o rapper Okado do Canal, artista do Arruda, Zona Norte do Recife, o Hip Hop salva vidas, assim como salvou a dele e de vários outros. “Estamos aqui na 5ª Conferência Estadual de Cultura para representar a nossa quebrada, representar o nosso estilo e o nosso movimento. O Hip Hop está completando 50 anos e próximo ano eu vou estar fazendo 20 anos de cultura também. É importante para a gente estar se apresentando em um ambiente como esse, estar levando a nossa cultura, representando a nossa comunidade”, comemorou o artista.

Renato Moreira/Secult-PE

Renato Moreira/Secult-PE

A também rapper Raiane Margot, do município de Abreu e Lima, estava empolgada em poder representar o Hip Hop na comemoração dos 50 anos do movimento

A também rapper Raiane Margot, do município de Abreu e Lima, estava empolgada em poder representar o Hip Hop para comemorar os 50 anos do movimento. “A Conferência Estadual da Cultura é um momento muito importante. Para mim é muito massa estar fazendo parte desse momento de construção de política pública. Mostrar que a gente existe, e precisa ser reconhecido como tal movimento”, destaca a cantora.

Um dos DJs mais reconhecidos de Pernambuco, DJ Big participa da 5ª CEC-PE e tem debatido sobre a importância do Hip Hop para a cultura pernambucana. “O movimento é uma força, um braço dentro da cultura com potencial para mudar e transformar a sociedade, sobretudo a periferia. Democratizar direito à cultura é reconhecer uma cultura que completou 50 anos esse ano e a gente não consegue entender onde é que estão esses agentes gestores da cultura. A minha fala pode parecer uma fala indignada, mas é uma fala para encorajar, para transformar, para, de fato, nessa construção, a gente conseguir dar um passo em Pernambuco”, ressaltou DJ Big. 

Renato Moreira/Secult-PE

Renato Moreira/Secult-PE

Combo X também se apresentou, neste sábado (25), na 5ª CEC-PE

5ª CEC-PE - Com o tema a “Democracia e Direito à Cultura” – temática instituída pelo Ministério da Cultura (MinC) para a 4ª Conferência Nacional de Cultural, a 5ª Conferência Estadual de Cultura conta com a participação de mais de 330 delegados, sendo formados por aqueles eleitos nas conferências realizadas em 83 municípios e os titulares do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-PE), Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) e Conselho Consultivo do Audiovisual (CCAU-PE).

O evento, realizado pela Secult-PE, foi um momento rico de construção coletiva de propostas para o futuro do plano de políticas públicas em cultura no estado, reunindo agentes e gestores culturais de várias regiões de Pernambuco.

Ainda para este domingo (26), no encerramento da Conferência, estão previstas apresentações dos afoxés Oyá Alaxé e Omô Nilê Ogunjá.

< voltar para Secretaria de Cultura