Camilo Cavalcante promove oficina “Filme de Baixo Orçamento”
Postado em: Audiovisual | Lei Aldir Blanc
Divulgação

De forma remota, a ideia do diretor é convidar todas as pessoas interessadas por cinema a debaterem e refletirem sobre a realização de obras audiovisuais de baixo custo
Com patrocínio da Lei Aldir Blanc, produção da Aurora Cinema (@auroracinemanovo) e apoio do Governo de Pernambuco, o cineasta Camilo Cavalcante realiza, durante os dias 10, 12, 15, 17 e 19 de março, das 19h às 21h, a oficina Filme de Baixo Orçamento. De forma remota, a ideia do diretor é convidar todas as pessoas interessadas por cinema a debaterem e refletirem sobre a realização de obras audiovisuais de baixo custo, além de instigar a produção independente. O evento é gratuito, a idade mínima é 18 anos e as inscrições, que vão até o dia 22 de fevereiro, podem ser feitas através do link: https://forms.gle/PRei9CVnWcMLhJPG7. São 30 vagas e a divulgação dos participantes selecionados acontece no dia 01 de março.
Através da análise de filmes e de discussões sobre os tópicos fundamentais dos processos técnicos, artísticos e operacionais que envolvem uma produção cinematográfica, Camilo apresenta diversas perspectivas para a construção de um cinema poético e autoral. Para estimular a criatividade e o senso crítico, além de aguçar o ponto de vista artístico dos participantes, a oficina Filme de Baixo Orçamento aborda desde a concepção de uma ideia até a fase de produção da mesma.
A oficina Filme de Baixo Orçamento traz premiados curtas-metragens pensados e produzidos por Camilo. Filmes como: Cálice (1995), primeira obra do artista; Os dois velhinhos (1997); Rapsódia para um homem comum (2005) entre outras. O longa-metragem A História da Eternidade, que recebeu 28 prêmios entre festivais nacionais e internacionais e cujo roteiro original foi publicado em livro pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), também será exibido, analisado e debatido entre o diretor e os participantes da oficina.
Segundo Camilo, “vamos apresentar e analisar exemplos práticos e também discutir alguns manifestos e movimentos cinematográficos importantes como o Dogma 95 e o Cinema Novo. Mas, sem dúvida, o foco principal é estimular a criatividade, o senso crítico e o olhar poético dos participantes”. Para o cineasta, “filme de baixo orçamento não significa uma obra precária. Representa o enfrentamento das adversidades financeiras com muita criatividade em busca de um cinema pulsante, que respire liberdade e inventividade”.
Camilo Cavalcante nasceu em Recife. É mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (Portugal) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Também participou da oficina de Roteiro Cinematográfico na Escuela Internacional de Cine y TV de San António de Los Baños (Cuba). É roteirista, diretor e produtor de 14 curtas-metragens com mais de 130 prêmios em mostras e festivais de audiovisual e dos longas-metragens A História da Eternidade (2014) e King Kong em Asunción (2020), ganhador de quatro prêmios no Festival de Gramado, entre eles Melhor Filme (Júri Oficial) e o Prêmio do Público.
SERVIÇO:
Oficina Filme de Baixo Orçamento
ENTRADA: Gratuita
LOCAL: Link do zoom
DIAS: 10, 12, 15, 17 e 19 de março.
HORÁRIO: Das 19hrs às 21hrs.
INSCRIÇÕES: https://forms.gle/PRei9CVnWcMLhJPG7
INFORMAÇÕES: Camilo Cavalcante – (81) 9.92829076 | oficinacamilocavalcante@gmail.com | @auroracinemanovo