Governo renova quadro de coordenadores e assessores das Linguagens Artísticas da Secult-PE
Postado em: Artes Cênicas | Artes Visuais | Audiovisual | Cultura popular e artesanato | Design e moda | Fotografia | Gastronomia | Literatura | Música | Secretaria de Cultura
O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco, dá continuidade ao processo de renovação do corpo técnico e ampliação da representatividade da gestão. A governadora Raquel Lyra nomeou os novos coordenadores e assessores de Linguagens Artísticas da Gerência de Política Cultural. Os novos integrantes tiveram seu nome publicados no Diário Oficial de Pernambuco nesta sexta-feira (5) e foram escolhidos após ampliar as indicações dos nomes através de consulta às setoriais do Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco e da sociedade civil.
Nesse processo a Secult-PE recebeu 84 currículos, priorizando perfis técnicos, representatividade e conhecimento das demandas das linguagens. Após uma análise preliminar, 30 pessoas foram selecionados para entrevistas. Destas, 12 foram indicadas para nomeação para a GPC, sendo quatro indicações diretas ou de ex-membros do CEPC-PE.
Também de forma pioneira, o processo buscou contemplar a igualdade de gênero e a estadualização das representações, resultando em uma composição com 6 mulheres e 6 homens das quatro macrorregiões do estado (Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife).
TEATRO E ÓPERA – Thays Bezerra de Melo
Gestora e Produtora Cultural ligada às artes cênicas, cultura popular, patrimônio, música e audiovisual. Idealizadora e gestora da Epahey Produções Culturais.
ARTESANATO – Luciene Torres Carvalho Nunes
Pesquisadora e produtora cultural com mais de 15 anos de atuação no artesanato. Fundadora do Centro Pernambuco de Design e ex-diretora superintendente do Centro Pernambucano de Design.
FOTOGRAFIA – Eric Gomes
Geógrafo, fotógrafo, videasta e pesquisador, com produção acadêmica e criativa em territórios indígenas, cultura popular e artes. Experiência com atividades de formação em fotografia.
DESIGN E MODA – Maria Eduarda Collier de Castro Leão
Designer com especialização em moda e mercados, com desenvolvimento de trabalhos em marcas autorais locais e projetos criativos.
DANÇA – Paulo Henrique da Silva Ferreira
Professor, arte-educador, ator, bailarino, coreógrafo e produtor cultural, com produção acadêmica, artística e tecnológica em formação, criação e atuação em performances e espetáculos.
MÚSICA – Emanuel Maurício de Meneses
Cantor, músico, compositor, produtor, consultor, gestor e empreendedor cultural, com formação pelo Conservatório Pernambucano de Música e Escola 15 de Novembro, com trabalhos em cursos de capacitação em projetos culturais e empreendedorismo.
CULTURA POPULAR – Wanessa Santos
Professora, pesquisadora e produtora cultural com atuação em culturas populares, com trabalhos comunitários e de educação, desenvolvendo também formação de produtores culturais.
ARTES VISUAIS – Carlos Mélo
Artista plástico com exposições individuais e coletivas, com residências artísticas pelo Brasil e prêmios nacionais.
GASTRONOMIA – Dianne Sousa
Pesquisadora e produtora cultural, com ampla pesquisa em história da alimentação e cultura popular, além de experiência com planejamento e execução de eventos e exposições.
CIRCO – André Luiz Ramos Oliveira
Diretor e produtor teatral e circense, palhaço, pesquisador de circo tradicional brasileiro e teatro. Experiência com atividades de formação, coordenação de festivais e atuação em políticas públicas.
LITERATURA – Juliana Albuquerque Silva
Bibliotecária com atuação em bibliotecas comunitárias, sendo secretária-executiva da Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias, também realizando trabalhos editoriais com a editora Cartonera do Mar, além da atuação em políticas públicas no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-PE).