Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Espetáculo “Sopro d’Água” volta a ser encenado no Recife

Espetáculo da artista Gabi Holanda, o Sopro d’Água retorna ao Recife para ser encenado no Teatro Hermilo Borba Filho, nos próximos dias nos dias 9 e 10/6 (sexta-feira e sábado). Ambas as sessões têm início às 20h, com entrada gratuita. Os ingressos já podem ser retirados pelo Sympla (permitido apenas um ingresso por acesso); mas também será possível adquirir direto na bilheteria do teatro (2h antes de cada sessão, sujeito à lotação). A circulação da montagem conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

A sessão do sábado conta com audiodescrição, com a orientação de Andreza Nóbrega, da VouSer Acessibilidade. São 15 vagas para o público cego ou de baixa visão. As reservas de vaga para acessibilidade são realizadas direto com a produção, através do número (81) 99652-4750 (Aline).

Transbordando para a cena uma dança de estados corporais, a partir da materialidade da água-corpo-ambiente, a obra se apoia na compreensão de que somos e viemos da água — materialidade ancestral-geológica que intercomunica corpos, tempos e espaços — e possibilita ao espectador imergir em sua existência ambiental, através do sensível.

As atividades integram as circulações estadual, com incentivo do Funcultura, e nacional, pela Funarte. Sopro d’Água tem direção de Daniela Guimarães, atual diretora artística do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), companhia pública de dança da Bahia.

LOCALIDADES - O espetáculo apresenta um circuito não sequenciado, tecendo a travessia com festivais e outras parcerias. A circulação estadual contempla as cidades de Caruaru, Recife, Petrolina, Petrolândia – em Território Pankararu – e Palmares. A circulação nacional teve início em Florianópolis, durante a 9ª Maratona Cultural (26/03), passou pela 6ª Mostra de Dança de Cachoeira (22/04), Salvador (27 e 28/04) e Feira de Santana (04/05); agora também em Recife e está em articulação com São Paulo.

PROCESSO - Sopro d’Água é uma criação processual de quase dez anos de pesquisa, que aproxima performance e memória, arte e ecologia – imergiu na complexidade, debruçando-se nas memórias mitológicas, afetos e saberes de diversas tradições latino-americanas, na escassez hídrica, nos conflitos pela água vivenciadas por diferentes comunidades no Brasil, em especial no Nordeste, e na urgência das mudanças climáticas. Em paralelo, a criadora realizou experimentos performativos, a partir de estados corporais emergidos da investigação de movimento apoiado nos fluidos corporais, dança aquática e imersões em diferentes ambientes aquáticos e espaços urbanos, que gerou vários desdobramentos: espetáculo, ecoperformances, fotoperformances, pesquisa acadêmica e oficina.

Após a conclusão da pesquisa Sopro d’Água: corpo-ambiente em fluxo criando (de)composições em dança, desenvolvida pela performer no mestrado em Artes Cênicas (UFBA, 2019), o espetáculo estreou em setembro de 2019, numa temporada no Teatro Hermilo Borba Filho, em Recife, e passou pelos seguintes festivais: 16° Festival de Teatro da Amazônia (2022), 15o Festival de Dança do Vale São Francisco – Aldeia Vale Dançar (2022); 10o Trema! Festival (2022); Mostra Transborda: As linguagens da cena (SESC Piedade, 2021); 4o Janeiro Sem Censura (2021); Festival de Teatro do Agreste (2019, 2020 e 2022); 26o Janeiro de Grandes Espetáculos (2020); 29o FETEAG (2019). A obra garantiu o prêmio de melhor bailarina a Gabi Holanda no 26° Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (2020), bem como os prêmios de Dramaturgia do Corpo, Figurino e Design de Luz no 16° Festival de Teatro da Amazônia (2022).

Serviço
Espetáculo Sopro d’Água – Gabi Holanda
Quando: 9 e 10 de junho de 2023 (sexta-feira e sábado), às 20h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142 – Bairro do Recife – Recife/PE)
Entrada gratuita (ingressos antecipados aqui)
*sessão com audiodescrição – 15 vagas – Reservas: (81) 99652-4750 (Aline)

< voltar para Funcultura