Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Eddie celebra seu Original Olinda Style e mostra novas músicas no palco do FIG 2023

Show da banda marcará os 20 anos do Original Olinda Style e também trará canções de seu novo álbum Carnaval Chanson

Clara Gouveia/Divulgação

Clara Gouveia/Divulgação

Banda Eddie se apresenta no Festival de Inverno de Garanhuns comemorando 20 anos de Original Olinda Style

O ano de 2023 é ano especial para a banda Eddie. Expoente olindense da geração Manguebeat, a banda comemora o vigésimo aniversário do Original Olinda Style, clássico disco que também virou uma classificação do som da banda e lema do estilo de vida da cidade.

Além disso, a Eddie acabar de lançar seu novo disco, Carnaval Chanson, no qual desenvolvem releituras para clássicos carnavalescos, como Frevo Nº 1, do cronista e compositor pernambucano Antônio Maria, além dos hinos do Batutas de São José, do Ceroula, do Cariri, e do Segura a Coisa. Para celebrar o passado e o presente, a banda se apresenta no palco Zé da Macuca do Festival de Inverno de Garanhuns 2023 no próximo dia 30 de julho.

Chanson vem de um apelido que Fábio criou, fazendo apologia à música francesa, e o potencial “chiclete” que ela possui. “O show é o de 20 anos do Original Olinda Style, mas vamos tocar algumas coisas do Carnaval Chanson com certeza também porque tem tudo a ver um com o outro”, adiantou Fábio Trummer, vocalista e fundador do grupo.

Tanto o Original quanto o Carnaval Chanson carregam a energia da folia olindense e a smarcas que fizeram a bandar fincar seu nome desde o surgimento no manguebeat, uma amálgama misturando rock, surf music, reggae jamaicano, ska, frevo e samba.

Para Fábio, o Festival de Inverno de Garanhuns representa uma oportunidade singular para a banda tocar para novos públicos.  “É uma possibilidade de se apresentar para gente que não tá acostumada a nos ver, tanto a galera do interior daqui de Pernambuco quanto de outros Estados. São pessoas de vários lugares que vão pra lá pra Garanhuns curtir música”, disse.

“É importante ter um festival em praça aberta, acessível para todo mundo. É muito legal porque, geralmente, esse público não consegue acesso a determinados shows seja por infraestrutura, custo dos ingressos ou pelo deslocamento mesmo”, detalhou o músico. A Eddie tem uma longa história com o FIG, tocando pela primeira vez no festival em 1996 e desde então já passou inúmeras vezes pelos palcos de Garanhuns.

O cantor revela ter um carinho especial pelo festival por manter essa relação longínqua com a banda. “Todo ano a gente fica na maior expectativa porque é um festival que faz parte da nossa história, é um espaço muito importante e que gostamos de estar. É onde encontramos muitas pessoas queridas também”, comenta.

“É um festival de celebração e protesto e eu acho que o nosso show vai demarcar bem o território democrático que é e sempre foi o Festival de Inverno de Garanhuns. Então, fazer parte disso é um privilégio”, concluiu o líder da banda que iniciou a estrada em 1989.

< voltar para Festival de Inverno