Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cia. Biruta de Teatro estreia nova temporada de Chico e Flor contra os Monstros da Ilha do Fogo neste sábado (23)

Espetáculo contemplado com o Prêmio Pernalonga de Teatro 2018 volta aos palcos no Teatro Dona Amélia do Sesc Petrolina

Leonardo Carvalho/Divulgação

Leonardo Carvalho

Cena do espetáculo Chico e Flor contra os Monstros da Ilha do Fogo

Para celebrar seus 15 anos a Cia. Biruta de Teatro estreia, neste sábado (23), no Teatro Dona Amélia, do Sesc Petrolina, mais uma temporada do premiado espetáculo Chico e Flor contra os Monstros da Ilha do Fogo. A peça, que conta um pouco das lendas que permeiam o imaginário do povo ribeirinho, é apresentada também no domingo (24), sempre às 17h.
Antônio Veronaldo e Camila Rodrigues dão vida a Chico e Flor, dois aventureiros em uma viagem fantástica pelas lendas do Rio São Francisco. “Na dramaturgia, apresentamos as lendas do Rio São Francisco como mote para estabelecer o jogo cênico e desenvolver uma poética ribeirinha a partir de imagens e referências sobre as tradições orais em torno da Ilha do Fogo, localizada em Petrolina (PE). Buscamos, por meio desse imaginário, dialogar com temas atuais fazendo referências simbólicas à degradação do rio e ao desenvolvimento não sustentável”, conta Antônio, que também assina a dramaturgia e direção da produção.
A retomada do espetáculo faz parte das comemorações de 15 anos do grupo teatral. “Chico e Flor é um marco na nossa carreira por dois motivos: primeiro ele delimita o espaço em que a gente começa a falar sobre nós, sobre a região, sobre o rio e sobre tudo o que nos complementa como parte desse povo ribeirinho daqui; além disso, vem o reconhecimento e a aceitação do espetáculo, tanto das críticas quanto dos prêmios que nós recebemos com ele”, pontua o dramaturgo.

O ESPETÁCULO – Chico e Flor contra os Monstros da Ilha do Fogo narra a história do barqueiro Chico, que viaja pelo Rio São Francisco à procura da família, e da corajosa Flor, sua companheira de aventuras. A peça apresenta a poética de vivência com o rio e seu entorno a partir das lendas ribeirinhas e de uma narrativa de aventura e superação que tem como pano de fundo a relação que o ser humano estabelece com a cultura e a natureza, fundamentada na criação de elementos fantásticos e mágicos como modos de explicação, elaboração e transformação de mundo.

PRÊMIOS – Desde a estreia, em maio de 2015, o espetáculo vem participando de festivais relevantes para a cena artística voltada para as crianças, tanto em Petrolina e em Pernambuco quanto fora do Estado. Entre os principais eventos e premiações do espetáculo estão Prêmio Pernalonga de Teatro 2018; 11º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs, Bahia, 2018); 3ª Mostra Internacional de Teatro da Paraíba (Sousa-PB, 2017); 23º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, Recife, 2017), no qual foi indicado a sete prêmios e ganhou três (Melhor Trilha Sonora, Melhor Iluminação e Melhor Atriz); e 2º Festival de Teatro Wellington Monteclaro (Juazeiro–BA, 2017), em que foi premiado na categoria de Melhor Atriz e escolhido o segundo melhor espetáculo.

Serviço:

Espetáculo Chico e Flor contra os Monstros da Ilha do Fogo – sábado (23) e domingo (24), às 17h, no Teatro Dona Amélia (Rua Dr. Pacífico da Luz, 618, Centro, Petrolina-PE. Fone: 87-3866-7454). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia). Classificação: livre

Ficha técnica:

Direção e dramaturgia: Antônio Veronaldo
Concepção de cenário, bonecos e formas animadas: Antônio Veronaldo
Elenco: Antônio Veronaldo e Camila Rodrigues
Criação de trilha sonora e efeitos de sonoplastia: Moesio Belfort e Carlos Hiury
Execução de sonoplastia: Leticia Rodrigues
Execução de iluminação: Déborah Harummy
Concepção de luz: Carlos Tiago Alves Novais
Criação e ajustes de figurinos e adereços: Leticia Rodrigues e Paulo Júnior
Concepção de cenário: Uriel Bezerra
Concepção e confecção de adereços: Fernando Barros
Confecção de figurino: Maria Rodrigues e Arlete Regina Rodrigues
Confecção de cenário: Nelson Santos Souza, Cristiane Crispim, Hassol e Joana Crispim
Confecção de boneco: Marlus Daniel
Confecção de bonecos de sombra: Antônio Veronaldo
Confecção de espadas: Antonio Veronaldo, Juliene Moura e Paulo Junior

Contatos:

facebook.com/ciabiruta
facebook.com/chicoeflor
instagram.com/ciabiruta
birutaciadeteatro@gmail.com

< voltar para Artes Cênicas