Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural são empossados pela governadora Raquel Lyra

Miva Filho/ Secom

Miva Filho/ Secom

Os integrantes que assumem o mandato por dois anos, irão representar todos os setores artístico-culturais e as regiões de desenvolvimento do Estado

A governadora Raquel Lyra empossou, nesta quinta-feira (05), os novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural – CEPC-PE, composto por 40 membros, sendo 20 eleitos pela sociedade civil e 20 indicados pelo poder público. Os integrantes que assumem o mandato por dois anos, irão representar todos os setores artístico-culturais e as regiões de desenvolvimento do Estado. A solenidade foi realizada no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, a secretária de Cultura, Cacau de Paula, e a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

“Democracia de verdade a gente só faz com diálogo para que possamos construir a mudança que Pernambuco precisa. Ela passa fundamentalmente por redescobrir a nossa essência e fortalecê-la, para permitir a geração de emprego, oportunidade e, mais do que tudo, a manutenção e a sobrevivência dos nossos fazedores de cultura e da nossa cultura pelas próximas gerações. Pernambuco tem uma grande força cultural. Todo mundo que nos vê no mundo inteiro, nos enxerga a partir dela”, enfatizou Raquel Lyra.

Com recorde de participação em 2023, as eleições foram realizadas por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco, e ampliaram a participação de todo estado no processo eleitoral, aumentando a representatividade por meio de entidades e pessoas físicas na política cultural pernambucana.

“Temos representantes de todo o Estado. Os conselheiros têm a missão de contribuir para o fortalecimento e a democratização da cultura, propondo, deliberando, fiscalizando, monitorando e, claro, ajudando a garantir os direitos culturais de todos os pernambucanos”, afirmou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

A sociedade civil é representada pelos segmentos de Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais e Fotografia; Artesanato; Audiovisual; Circo; Dança; Design e Moda; Gastronomia; Literatura; Música; Teatro e Ópera; Cultura popular de matriz ibérica; Cultura popular de matriz africana; Cultura popular de matriz indígena; Produtores culturais; Pontos de cultura; Movimentos sociais, comunitários e de direitos urbanos, de mídia livre, de juventude e estudantil. Também foram eleitos representantes das macrorregiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Conselheiro no segmento do artesanato, Nivaldo Jorge da Silva, de 62 anos, falou sobre a importância da participação da sociedade civil. “Nosso Estado é aguerrido na cultura, e o Conselho é fundamental como um espaço de participação da sociedade nas ações culturais. Precisamos dessa parceria para que Pernambuco mostre o seu poder cultural para todo o mundo”, ressaltou.

O Poder Público está representado pelas Secretarias de Cultura, da Casa Civil, de Ciência, Tecnologia e Informação, da Mulher, de Turismo e Lazer, de Educação e Esportes, de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; de Justiça e Direitos Humanos, de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Desenvolvimento Econômico; Fundarpe, Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, Companhia Editora de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC), Prefeitura do Recife, Olinda, e, indicados pela Amupe do Agreste, da Mata e do Sertão.

Também participaram do evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Turismo e Lazer) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); a presidente da Fundarpe, Renata Borba; o representante do Ministério da Cultura em Pernambuco, Anildomar Willians; o promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Maxwell Vignóli; e os deputados estaduais Socorro Pimentel e João Paulo.

Conheça os conselheiros e conselheiras do CEPC/PE eleitos pela sociedade civil:

A) ARQUITETURA E URBANISMO
Titular: Augusto Ferrer

B) ARTES VISUAIS E FOTOGRAFIA
Titular: Bárbara Collier
Suplente: Elimar Pereira da Silva

C) ARTESANATO
Titular: Nivaldo Jorge da Silva

D) AUDIOVISUAL
Titular: Fernando Pereira
Suplente: Karla Fagundes

E) CIRCO
Titular: Marcelo Alexandre Balbino dos Santos
Suplente: Ira Gerdenia Vasconcelos Alves

F) DANÇA
Titular: Janaina Santos
Suplente: Arthur Bruno de Medeiros Teti

G) DESIGN E MODA
Titular: Cadu Sales (Carlos Eduardo Sales de Melo)
Suplente: Natália Oikawa

H) GASTRONOMIA
Titular: Thaynna Leocádio Trajano Lacerda Souza
Suplente: Gerlane Soyza de Lima

I) LITERATURA
Titular: Alexandre Melo
Suplente: Dayvton Diego

J) MÚSICA
Titular: Joab Henrique da Silva
Suplente: Salatiel D’ Camarão

K) TEATRO E ÓPERA
Titular: Carlos Amorim
Suplente: Antonio Veronaldo

L) CULTURA POPULAR DE MATRIZ IBÉRICA
Titular: Rafael Farias Almeida
Suplente: João Batista Galdino da Silva

M) CULTURA POPULAR DE MATRIZ AFRICANA
Titular: Alcidesio Santana – Mestre Pirulito
Suplente: Maria da Conceição Cardoso da Silva

N) CULTURA POPULAR DE MATRIZ INDÍGENA
Titular: Ana Paula Carneiro de Santana

O) PRODUTORES CULTURAIS
Titular: Wagner Staden de V. Egito
Suplente: Renato Fonseca

P) PONTOS DE CULTURA
Titular: Cleonice Maria dos Santos

Q) MOVIMENTOS SOCIAIS, COMUNITÁRIOS E DE DIREITOS URBANOS, DE MÍDIA LIVRE, DE JUVENTUDE E ESTUDANTIL
Titular: Gilmar Bola 8 (Rede de Favelas de Pernambuco)

R) ZONA DA MATA
Titular: Maestro Adailton
Suplente: Pablo Vinícius Dantas Alves

S) AGRESTE
Titular: Roberto Gercino

T) SERTÃO
Titular: Wllyssys Wolfgang

< voltar para CEPC/PE