Juliano Holanda ministra oficina de composição musical na capital e no interior de Pernambuco
Inscrições para oficinas no Recife e em Goiana, Garanhuns e São José do Egito são gratuitas e podem ser feitas online a partir desta terça-feira (10)
Postado em: Formação Cultural
O instrumentista, compositor, arranjador e cantor pernambucano Juliano Holanda compartilha técnicas e conhecimentos sobre composição musical na oficina Diálogos do Verso à Canção, que passa por quatro cidades pernambucanas de outubro a novembro: Recife, Goiana, Garanhuns e São José do Egito. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário virtual a partir desta terça-feira (10) até dois dias antes do início das aulas em cada cidade.
A circulação da oficina Diálogos do Verso à Canção por Pernambuco, neste segundo semestre de 2023, é uma realização da Anilina Produções com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Estado.
No Recife, as aulas acontecem nos dias 16, 17 e 18 de outubro, das 14h às 18h, no museu Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife). Em Goiana, os encontros serão sediados no Ateliê Valcira Santiago (Rua da Conceição, 55, Centro), nos dias 23, 24 e 25 de outubro, das 18h às 22h. Já em Garanhuns e São José do Egito, a oficina é ministrada, no mesmo horário, respectivamente, no Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios (CPC) do Sesc Garanhuns (Rua Conêgo Beníngo Líra, s/nº, Centro), dias 6, 7 e 8 de novembro; e no Auditório da Secretaria de Educação (Rua do Poeta, s/nº, Centro), dias 9, 10 e 11 de novembro.
Na oficina Juliano Holanda compartilha metodologias de composição e explic técnicas que tornam o processo composicional mais acessível. Ao longo de três dias os participantes trocam experiências, mergulham em conceitos e estéticas. Ao término entram na prática compondo uma canção em coletivo. Ao todo são 12 horas-aula com emissão de certificado no fim do curso.
São disponibilizadas 15 vagas por turma, sendo uma vaga por cidade destinada a pessoa com deficiência (PCD). A oportunidade é aberta a artistas em geral que tenham interesse em composição musical, quer já tenham experiência na área ou não, de modo a incentivar a produção musical em Pernambuco, sobretudo no interior do Estado.
“Essa oficina surge dessa necessidade de troca de conhecimento sobre a canção popular, de modo a incentivar a conexão entre as pessoas, a produção artística e o fazer junto”, comenta Juliano.
Cantor, compositor, arranjador, produtor musical, curador e multi-instrumentista, Juliano Holanda se destaca como um dos mais expressivos compositores contemporâneos de Pernambuco. Possui mais de 200 canções compostas, algumas delas gravadas por artistas como Elba Ramalho, Zélia Duncan, Geraldo Maia, Siba, Amelinha, Ceumar, Rubi, Gonzaga Leal, Mônica Feijó, Academia da Berlinda e Orquestra Contemporânea de Olinda.
Também assinou direção musical de discos de Almério, Martins, Isadora Melo, Jr. Black, Joana Terra, Isabela Moraes, Alexandre Revoredo e Grupo Bongar. Tem três discos solo gravados e é um dos idealizadores da Mostra Reverbo.
Exímio estudioso da composição, Juliano trabalha com arranjos, adaptação musical para shows e produção de trilhas sonoras originais contribuindo em diversas frentes para a elevação da qualidade técnica e artística da música produzida em Pernambuco.
Serviço:
Oficina de composição Diálogos do Verso à Canção, com Juliano Holanda - inscrições gratuitas exclusivamente online. Mais informações no Instagram
