Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Fundarpe participa da 3ª Conferência Municipal de Cultura do Ipojuca

Evento acontece no Convento de Santo António, um dos patrimônios históricos de Pernambuco

Além das belezas naturais como as praias e mangues, o município de Ipojuca também tem uma forte representatividade na área cultural. Prova disso é a 3ª Conferência Municipal de Cultura do Ipojuca, que acontece nesta quarta (25) e quinta-feira (26), no Convento de Santo Antônio, em Ipojuca Centro. A atividade é promovida pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Cultura, junto ao Conselho Municipal de Cultura e traz como tema este ano: Culturalizar a Democracia e Garantir o Direito à Cultura.
Na abertura do evento, nesta quarta, estiveram presentes o secretário especial de Cultura do município, Jorge Henrique; o vereador Flávio do Cartório; a chefe de gabinete da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Sandra Spinelli; a produtora e conselheira de cultura Bia Leite; e a artista plástica Letícia Cavalcanti, além de outros representantes da sociedade civil e autoridades.
Promovida em um dos patrimônios históricos de Pernambuco, a ação tem como objetivo geral promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade visando ao fortalecimento da democracia e à garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas no município de Ipojuca.
“Estamos em um momento que a classe artística do Ipojuca está presente para discutir políticas culturais e analisar o plano municipal, além de elaborar a proposição a nível nacional. Este evento não poderia acontecer em outro lugar a não ser em um dos maiores e mais antigos patrimônios que temos aqui, como o Convento de Santo António”, disse Jorge Henrique.
Entre os objetivos mais específicos, a Conferência deseja ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política; revisar o Plano Municipal de Cultura; definir diretrizes prioritárias para garantir transversalidades nas políticas públicas de cultura; debater sobre a divisão de atribuições entre os entes federados; e construir uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa.
A programação conta com composição de mesa de honra, leitura de regimento, palestras e apresentações culturais.

Com informações da Secretaria Especial de Comunicação de Ipojuca

< voltar para Fundarpe