Dia Nacional do Design: uma homenagem a um pernambucano pioneiro
Postado em: Design e moda | Secretaria de Cultura
Neste domingo (5), é celebrado nacionalmente o Dia do Design, com essa data sendo escolhida para comemorar a vida e a trajetória de um pernambucano que é uma das maiores referências brasileiras do segmento. Em 5 de novembro de 1927, nascia Aloísio Magalhães, designer, pintor, cenógrafo, figurinista e um dos precursores da comunicação visual e um dos responsáveis pela introdução do design moderno no país.
Aloísio começou nas artes ao fazer parte do Teatro do Estudante de Pernambuco, atuando como cenógrafo e figurinista. Ao estudar museologia na França, passa a frequentar o Atelier 14, um dos mais emblemáticos centro de divulgação de gravuras, sendo aluno de Stanley William Hayter. Ainda na década de 1950, de volta ao país, realiza pesquisas em artes gráficas e participa da fundação da oficina Gráfico Amador, voltada para as artes de livros, realizando uma série de importantes pesquisas e experimentações.
Na mesma década, passa um período nos Estados Unidos, se dedicando às artes gráficas e comunicação visual, chegando a lecionar no Philadelphia Museum School of Art. Volta ao Brasil nos anos 1960 e abre um escritório voltado ao segmento. Realiza marcantes trabalhos visuais para projetos como o 4º Centenário do Rio de Janeiro e da Fundação Bienal de São Paulo, além de uma série de cartões postais, expostos nos anos 1970, batizada de Cartemas. Também foi colaborador na fundação da Escola Superior de Desenho Industrial, além de ter sido diretor do Iphan e secretário de Cultura do Ministério de Educação e Cultura.
Aloísio fez história e seu legado segue vivo no fazer do design brasileiro, com suas propostas estéticas disruptivas e versáteis. Em sua homenagem, a Galeria Metropolitana de Arte do Recife passa a se chamar Galeria Metropolitana de Arte Aloísio Magalhães nos anos 1980, atualmente batizado de Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães.
Outra homenagem que ele recebe é a premiação realizada pela Secretaria de Cultura, batizada de 1º Prêmio Design Pernambucano – Homenagem a Aloísio Magalhães. O prêmio pretende estabelecer uma estética contemporânea no Design pernambucano e criar uma imagética nordestina por meio dos trabalhos premiados. São quatro categorias: Design, tecnologia e inovação; Design, identidade, cultura e sociedade; Design, moda e estética; e Design e desenvolvimento sustentável. Os primeiros colocados receberão R$ 10 mil e os segundos R$ 5 mil.
