Território Quilombola Águas do Velho Chico recebe oficina de audiovisual
Curso do 3º Movimento Videoarte Comunidade na Mata de São José, no município de Orocó, Sertão do São Francisco, tem incentivo do Funcultura Audiovisual
Postado em: Formação Cultural
Até o dia 11 de novembro está sendo realizado o 3º Movimento Videoarte Comunidade, curso de formação em cinema e audiovisual exclusivo e gratuito para a comunidade quilombola da Mata de São José, que fica localizada nas proximidades do município de Orocó, no Sertão do São Francisco pernambucano.
O 3º Movimento Videoarte Comunidade recebe o incentivo do Funcultura Audiovisual do Estado de Pernambuco, por meio do Edital de Fomento 2021/2022, e conta com o apoio do Território Quilombola da Mata de São José. A iniciativa é realizada em parceria com a Alternativa B Filmes.
O programa da oficina consiste em oito encontros presenciais, com uma carga horária de 40 horas, para um grupo de até 30 pessoas. A equipe que conduz a formação é composta por Aluan Braga (diretor, fotógrafo e ator), Fernanda Walentina (diretora, roteirista e fotógrafa) e Robério Brasileiro (diretor, roteirista e fotógrafo), com Pedro Lacerda encarregado da produção. Representando a comunidade, Maria Senhora (representante das mulheres) e Daniely Gonçalves (responsável pela mídia social), facilitam a comunicação entre a comunidade e os participantes da oficina.
Nesta edição especial, por ser a primeira na região, o projeto visa à realização de duas produções inéditas, com temáticas diversas, valorizando a perspectiva das pessoas da comunidade que desejam aprimorar o conhecimento na linguagem audiovisual. “O movimento já formou e beneficiou mais de 80 jovens e adultos em todas as comunidades por onde passou. Desta vez o curso é focado na formação de mulheres e homens remanescentes quilombolas”, afirma Robério Brasileiro, idealizador do curso.
O Movimento Videoarte Comunidade já atendeu a jovens e adultos da periferia do bairro Rio Corrente, em Petrolina (PE), no espaço cultural Céu das Águas, nos anos de 2018 e 2020.
