Surubim realiza 5º edição da Amostragem
Filmes selecionados este ano trazem a perspectiva do cinema realizado por mulheres negras
Postado em: Audiovisual
De 17 a 19 de novembro acontece no Agreste pernambucano a 5ª edição da Mostra de Cinema de Surubim – Amostragem. As atividades acontecem no Centro Cultural Dr. José Nivaldo (Rua Cônego Benígno Líra, nº 197, bairro São José), na sexta-feira, a partir das 20h; no sábado, às 21h; e no domingo às 16h. Os ingressos gratuitos, sujeitos à lotação do espaço, devem ser retirados na bilheteria.
O evento conta com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundarpe, Secretaria Estafual de Cultura (Secult-PE) e Governo de Pernambuco, além de apoio: da Prefeitura de Surubim, por meio da Secretaria Municipal de Juventude.
Cumprindo seu papel e objetivo inicial de formar público e democratizar o acesso do cinema brasileiro, trazendo os filmes produzidos no Brasil para um público localizado nos distantes centros urbanos, a Amostragem vem se firmando no calendário cultural do município de Surubim, e por conseguinte do Estado, como essa vitrine de gêneros cinematográficos que refletem as realidades e identidades do nosso povo. É ponte de ligação final da cadeia produtiva no encontro do filme com o público.
Em sua quinta edição a mostra cresce em duração e número de atrações: agora são três dias e, além da sessão de curtas-metragens que encerra o evento, há um longa-metragem convidado para a abertura.
Atenta à questão da inclusão, a Amostragem conta com recursos de acessibilidade, que se fazem presentes nos filmes da programação com legendas para surdos e ensurdecidos (LSE). O longa-metragem conta também com audiodescrição para cegos e há presença de intérpretes de libras para as apresentações e debates.
Os filmes selecionados este ano trazem a perspectiva do cinema realizado por mulheres negras.
Longa de abertura:
Espero que Esta Te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney (2020).
Sessão de curtas:
- Último Aviso, de Eryka Vasconcelos (2021);
- Art, de Pietra Couto (2022);
- Álbum de Família – Carta 1, de Milena Rocha (2021);
- O Rei da Ciranda Pesada, de Cíntia Lima (2023);
- Dente, de Rita Luna (2023).
Há também uma oficina de formação destinada a estudantes com interesse em um mergulho no cinema pernambucano, intitulada Identidades do Cinema de Pernambuco, ministrada por com Alba Azevedo.
Sempre no diálogo com as outras formas de arte há ainda performances artísticas e uma apresentação musical bem especial, Tributo a Tuca, um show acústico em homenagem ao músico, compositor e documentarista Tuca Araújo. No espetáculo, artistas da cidade, como Azul Vinil, Luanda Luá, Yannara, Lado Fim do Mundo e Joca MC, fazem uma releituras das músicas do homenageado.
