Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Livro documenta brincadeira do Mamulengo Água de Cacimba

Com incentivo do Funcultura, publicação é lançada em Olinda (RMR), Glória do Goitá (Zona da Mata) e Triunfo (Sertão)

Rogério Alves

Rogério Alves

Mamulengo Água de Cacimba

A partir da próxima terça-feira (12), o Mamulengo Água de Cacimba dá início a uma série e de lançamentos do livro A Flor do Mamulengo. O projeto tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Governo do Estado.
O Mamulengo Água de Cacimba surgiu em 2019, no município de Olinda, do acervo de bonecos deixado como herança pelo mestre mamulengueiro piauiense Afonso Miguel Aguiar (1957-2019) a uma de suas filhas, a pernambucana Mariana Acioli.
O livro A Flor do Mamulengo traz uma adaptação da dramaturgia da brincadeira do Mamulengo Água de Cacimba, além de ilustrações dos bonecos e um ensaio fotográfico de todas as personagens que integram o elenco, em uma homenagem a esses antigos seres de madeira e seus criadores.
No lançamento do livro, o Mamulengo Água de Cacimba apresenta a brincadeira A Flor do Mamulengo no Museu do Mamulengo de Olinda (Região Metropolitana do Recife), na terça-feira (12), a partir das 10h; no Museu do Mamulengo de Glória do Goitá (Zona da Mata Norte), na quarta-feira (13), às 16h; e no Museu Casa do Careta, em Triunfo (Sertão do Pajeú), na sexta-feira (22), às 15h.
“Estamos muito felizes por lançar esse livro, e apresentar a brincadeira que deu origem a ele, nos Museus do Mamulengo de Olinda e de Glória do Goitá e no Museu Casa do Careta em Triunfo. Esses espaços são referência na cultura de Pernambuco e que estão localizados em três diferentes regiões do Estado”, afirma Mariana Acioli.

< voltar para Cultura popular e artesanato