Petrolina, Cia. Biruta de Teatro abre inscrições gratuitas para oficina de leituras dramatizadas
Com incentivo do Funcultura, projeto Medusas tem como foco a dramaturgia produzida por mulheres
Postado em: Artes Cênicas
Os textos teatrais produzidos por mulheres e que tratam da sua representação na história e na contemporaneidade são o foco do projeto Medusas: Ciclo de Leituras Dramatizadas, desenvolvido pela Cia. Biruta de Teatro, do município de Petrolina, no Sertão pernambucano. Com inscrições abertas até 20 de fevereiro, a iniciativa é gratuita e voltada principalmente para mulheres e jovens residentes na periferia da cidade.
Podem se inscrever no projeto mulheres e jovens artistas, produtores culturais, estudantes de artes cênicas e pessoas da comunidade surda. Os interessados devem ter mais de 14 anos de idade e residir em Petrolina. Para participar basta realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico https://forms.gle/UcsKcUXLnWnbSey88. Todas as aulas contarão com interpretação em libras.
O projeto tem incentivo do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura Geral 2020-2021), e é ministrado pelos fundadores da Cia. Biruta de Teatro, Cristiane Crispim e Antônio Veronaldo, com coordenação geral de Camila Rodrigues, produção executiva de Leticia Rodrigues e assistência de produção de Amanda Martins. Os encontros são realizados no Cineteatro Massangano – Praça CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, de 24 de fevereiro a 13 de abril, sempre aos sábados (das 15h às 18h) e domingos (das 9h às 12h).
A oficina de leitura dramatizada propõe um olhar sobre textos dramatúrgicos produzidos por mulheres em diversos períodos. “Durante o projeto, que terá duração de três meses, além de abordar os textos teatrais, vamos trabalhar com fundamentos técnicos do teatro, exercícios de expressão e consciência corporal, modulação de energia e muitos outros. Ao final da oficina realizaremos o ciclo de leituras dramatizadas, que é uma mostra pedagógica na qual serão apresentados os textos estudados no decorrer dos encontros”, explica a coordenadora-geral do projeto, Camila Rodrigues.
Produtora executiva do projeto Medusas, Letícia Rodrigues conta que as redes sociais são uma ferramenta importante para ampliar o alcance da proposta. “Além de registrar os estudos e vivências do projeto em um diário virtual, o ciclo de leituras dramatizadas será transmitido ao vivo nas redes sociais da Cia. Biruta. Queremos promover maior acesso a esses textos e contribuir com a fruição da leitura dramatizada”, revela.
Nesse contexto, o objetivo da Cia, Biruta é diversificar o repertório dramatúrgico dos participantes e estimular sua capacidade de análise dos diferentes textos. “Com o projeto Medusa a ideia é ampliar o acesso à diversidade de textos produzidos por mulheres no cenário mundial e local, além de estimular o pensamento crítico dos participantes abordando questões de gênero e alteridade na construção das identidades a partir da produção de conhecimento e de práticas que visam à superação de preconceitos, como o machismo e a invisibilidade da produção e criação femininas”, pontua a oficineira, também organizadora da iniciativa, Cristiane Crispim.
