CEPPC/PE realiza reunião sobre o tombamento da Casa de Câmara e Cadeia de Flores
Decisão do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural será tomada nesta quinta-feira (22), às 10h, na Academia Pernambucana de Letras
Postado em: Conselho de Preservação
Reprodução/Site da prefeitura

As obras da Casa de Câmara e Cadeia de Flores foram concluídas no dia 17 de setembro de 1881, de forma provisória; e totalmente concluída em 1882
O Conselho Estadual de Preservação e Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) realiza, nesta quinta-feira (22), reunião ordinária para decidir sobre o tombamento da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Flores, localizada no Sertão do Pajeú. A reunião, que acontecerá na Academia Pernambucana de Letras (APL), contará com a apresentação do relatório produzido pelas conselheiras e o voto delas, feito com base no exame técnico elaborado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) – que trata da importância patrimonial da edificação. Na sequência, os conselheiros decidirão sobre o tombamento da Casa de Câmara e Cadeia de Flores.
O pedido de tombamento tem como relatoras as conselheiras Ana Barbosa, vice-presidente do CEPPC-PE e Cláudia Rodrigues, presidente do Conselho e vice-presidente da Fundarpe. Produzido pela Fundarpe, o exame técnico apresenta informações históricas sobre o surgimento das casas de Câmara e Cadeia, no período colonial, bem como seu funcionamento e a importância para a sociedade da época.
As obras da Cadeia de Flores foram concluídas 17 de setembro de 1881, de forma provisória, e totalmente concluída em 1882. Na época, era considerada a maior prisão do sertão, período em que havia crescentes e urgentes necessidades por estabelecimentos prisionais mais sólidos no interior da província. Desde a década de 1930, o edifício passou a servir como sede da prefeitura municipal de Flores.
Também apresentará esclarecimentos sobre o surgimento do município de Flores e os diferentes usos dados ao imóvel, bem como seu estado e integridade, em especial no que diz respeito às características físicas e estruturais.
Serviço:
Reunião do CEPPC-PE sobre o tombamento da Casa de Câmara e Cadeia de Flores
Quinta-feira (22), às 10h
Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596 - Graças, Recife)