Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Ciclo Junino 2024 tem o maior número de inscrições e propostas habilitadas

Do total de inscrições, 81% das propostas inscritas, totalizando 1099 atrações, foram habilitadas para participar dos festejos do São João de Pernambuco

Jan Ribeiro/ Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/ Secult-PE/Fundarpe

Convocatória teve o objetivo de garantir a manutenção das tradições culturais deste festejo nas doze regiões de desenvolvimento do Estado

A Convocatória do Ciclo Junino de Pernambuco 2024, cujo resultado final foi divulgado nessa quarta-feira (8), contou com um aumento de mais de 20% nas inscrições e propostas habilitadas em comparação com os números do ano passado. Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o edital recebeu propostas de todas as regiões do estado, em seis categorias: Cultura Popular de Tradição Junina, Cultura Popular Diversa, Música de Difusão de Repertório Junino, Trios Pé-de-Serra, Quadrilha Junina e Outros Gêneros Musicais.

Este ano o edital registrou um total de 1.475 inscrições, com um aumento de 20,4% em relação a 2023, quando foram inscritas 1.225 propostas. Já em relação às propostas habilitadas houve um incremento de 25,2%: de 878 atrações habilitadas no ano passado, o quantitativo subiu para 1.099 propostas habilitadas em 2024.

Clique AQUI e acesse o resultado final das propostas classificadas.

Clique AQUI e acesse o resultado do julgamento dos recursos.

Jan Ribeiro/Secult-PE|Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE|Fundarpe

Convocatória contou com um aumento de mais de 20% nas inscrições e propostas habilitadas em comparação com os números do ano passado

“Os eventos juninos têm início, teoricamente, no dia 1º de junho. Mas desde então já estamos trabalhando em prol dessa que é a maior festa do Nordeste. Com um aumento de mais de 20%, tanto em inscrições quando em propostas habilitadas, Pernambuco terá um Ciclo Junino ainda maior do que no ano passado”, afirma a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula.

“Temos muito o que celebrar com o aumento de inscritos no Ciclo Junino de Pernambuco 2024. Isso tem um significado muito importante na nossa busca incessante pela valorização e preservação das tradições culturais de nosso Estado”, pontua a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

“Estamos começando mais um Ciclo Junino, onde Pernambuco, que faz o maior e mais cultural São João do Brasil, vai novamente valorizar o nosso artista local. A gente já tem 878 atrações habilitadas, o que mostra que o São João desse ano, além de trazer muita cultura e turismo, vai também dar espaço a mais cantores, mais artistas e a mais manifestações culturais com a presença do Governo do Estado”, destaca o secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho.

“Não tenho dúvida que o Clico Junino de 2024 será o maior de todos os tempos, com o incremento de 25% no número de artistas habilitados, o que mostra a força da valorização por parte do Governo do Estado à cultura pernambucana. O São João é a maior calendário festivo de Pernambuco, e com os investimentos da gestão estadual proporcionaremos a maior festa de todos os tempos”, pontua o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

A convocatória teve como objetivo garantir a manutenção das tradições culturais desse festejo nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado, bem como a habilitação de propostas de artistas e grupos culturais que irão participar das festas juninas nos municípios pernambucanos.

Clique AQUI e acesse todos os documentos relacionados ao Ciclo Junino de Pernambuco 2024.

 

< voltar para Fundarpe