Cena Nordeste Festival: Pernambuco marcou presença com graffiti na programação da Paraíba
Postado em: Artes Visuais | Funcultura | Secretaria de Cultura
Coletivo Osmo Crew pintou mural na estreia do evento em João Pessoa no último fim de semana (10 e 11/05)
O Cena Nordeste Festival começou no último fim de semana – dias 10 e 11 de maio – em João Pessoa (PB), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, com programação diversa, incluindo artistas do graffiti pernambucano, o coletivo Osmo Crew. A iniciativa do Consórcio Nordeste que começou a ser gestado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade irá passar pelas nove capitais dos estados nordestinos. A cada um dos encontro haverá o intercâmbio das produções das manifestações artísticas como audiovisual, graffiti, teatro, dança, circo, forró, cultura popular e música.
Representando Pernambuco, nesta primeira etapa na capital paraibana, a obra do coletivo Osmo Crew, representado por Shell Osmo, Edson Bizarro e Rodolfo Antsocial, retratou a união entre o sertão e o mangue compondo o mural com elementos como um crânio bovino, representando o Nordeste, e um caranguejo, simbolizando o mangue. As letras ao meio trazem o simbolismo do graffiti e das letras usadas na arte de rua, que também representam uma ponte para união destes dois biomas que escolheram evidenciar.
“Retratamos o chão rachado e cactos entrelaçados ao crânio bovino e cangaceiros. Ilustramos também o mangue com seu ambiente úmido e enlameado, o caranguejo reinando como figura principal, enquanto o carcará sertanejo observa tudo do alto” comenta Shell Osmo. A obra é toda interligada e cheia de significados. O crânio reluz mostrando que apesar de ser remeter à morte. O sertão também é vida. O caranguejo se mostra mais fechado e blindado mostrando a resistência do mangue e do povo que vive as margens.
Sobre a programação – Serão nove fins de semana de festival neste ano em cada um dos estados. Nestes fins de semana, os estados visitantes ficam responsáveis por uma linguagem cultural diferente. Todos, assim, serão anfitriões e também responderão por cada uma das linguagens.
Após a passagem por João Pessoa, o Cena Nordeste vai passar por Maceió (7 e 8 de junho), São Luís (5 e 6 de julho), Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).
Conheça os curadores do Festival Cena Nordeste:
SHIKO (PB)
Graffiti
LINDOLFO AMARAL (SE)
Cultura Popular
AMÉLIA CUNHA (MA)
Música
ANTONIEL MACHADO RIBEIRO (PI)
Forró
CINTIA LIMA (PE)
Audiovisual
FERNANDO YAMAMOTO (RN)
Teatro
ANDRÉA BARDAWIL (CE)
Dança
KUKA MATOS (BA)
Circo
CLEONILSON ALVES (AL)
Cultura Popular

