Último Cortejo de Brincantes desfila pelas ruas do centro de Buíque nesta sexta-feira (30)
Cerca de 280 integrantes de grupos compareceram ao último Cortejo do Festival Pernambuco Meu País, na cidade de Buíque.
Postado em: PE Meu País

Urso Imperial no Cortejo de Brincantes de Buíque. A cidade recebe o último Cortejo de Brincantes do Festival Pernambuco Meu País. Foto: Afrorec
Imagens: Afrorec
Texto: Isabella Ferreira
Com cerca de 1.300 km², a cidade de Buíque, no Agreste pernambucano, recebeu 280 integrantes dos mais diversos grupos de tradições culturais para o último Cortejo dos Brincantes do Festival Pernambuco Meu País, na noite dessa sexta-feira (30). A saída da Praça Nano Camelo foi iniciada com a Troça Carnavalesca Morena Tropicana, que encabeçou uma caminhada de 700 metros até a Praça de Eventos da cidade.
Foram mais de 40 minutos de tradições culturais desfilando pelas principais ruas e praças da cidade, como a Major França, situada em frente à Paróquia São Félix de Cantalice. O que começava com o gênero do frevo logo passava para o maracatu, com o Nação Cambinda Estrela, do Recife, e terminava com os disparos de flechas do grupo Tribo Indígena Tapirapé, também da capital pernambucana.
As principais reações vinham das crianças, que faziam perguntas para os personagens nas pernas-de-pau e ficavam fascinadas com as cores de cada brincante do Boi Estrelinha Taimbó ou com as penas dos cocares dos Tapirapé.

Personagens do Boi Estrelinha Taimbó, em Buíque. O último cortejo contou com sete agremiações que arrastou mais de 280 integrantes da cultura popular pernambucana pelas cidades. Foto: Afrorec
Entre pausas para fotos e momentos de brincadeiras com quem assistia das calçadas, o cortejo encerrou suas atividades por volta das 19h30, entregando o público para prestigiar o espetáculo no palco principal.