Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Com Semeadoras, Geisiara Lima celebra força das mulheres guardiãs de saberes ancestrais

Evento gratuito, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, acontece neste sábado (14) no Atelier Valcira Santiago, em Goiana-PE

Divulgação

Divulgação

A poeta e artista visual Geisiara Lima

A Zona da Mata Norte de Pernambuco recebe neste sábado (14), às 19h, o lançamento da exposição Semeadoras, da poeta e artista visual Geisiara Lima. O evento, que acontece no Atelier Valcira Santiago, no município de Goiana, é aberto ao público e conta com apresentações musicais de Mônica Maria e DJ S.A.M. unindo artes visuais, música e cultura em uma noite memorável.

Semeadoras é uma realização da produtora cultural Hevelyne Pereira, com incentivo da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), do Governo de Pernambuco, do Ministério da Cultura (MinC) e do governo federal. A curadoria é da artista visual Aline Vieira.

A exposição apresenta uma série de ilustrações que enaltecem as mulheres como guardiãs de práticas ancestrais e saberes ligados à terra e à cura. Nas telas Geisiara Lima explora os papéis centrais das mulheres em rituais de espiritualidade e conexão com a natureza evidenciando sua resiliência e sua contribuição indispensável para a saúde e o bem-estar de comunidades da Zona da Mata.

Por meio de sua arte, Geisiara lança luz sobre as histórias de mulheres contemporâneas que continuam a preservar e reinventar esses saberes e promove um diálogo sobre a importância da memória, da resistência cultural e da sustentabilidade. Semeadoras convida o público a refletir sobre a conexão entre passado, presente e futuro celebrando a força das mulheres e sua contribuição para a construção de um mundo mais integrado à natureza.

“Na exposição é possível encontrar as figuras da minha avó, da minha mãe, da minha filha, das minhas tias, figuras que estão representadas em pássaros. Meus desenhos focam nas minhas experiências porque acredito que isso traz mais verdade para a arte. Dentro da pintura, a gente vai trazendo um pouco de si, um pouco da ansiedade que eu vivo, do meu processo na maternidade, da histórias da minha vó, que era uma agricultora familiar que conhecia muito das plantas, e da Zona da Mata, que é esse lugar onde cresci, onde vivo, e que por isso está representado na minha arte”, revela Geisiara.

No dia do lançamento a poeta e artista visual conduz um diálogo com o público apresentando as obras que compõem a exposição. A fusão de sua poesia com as artes visuais está em evidência trazendo uma experiência imersiva que conecta palavras e imagens de forma única.

“Sempre acompanhei o trabalho de Geisiara e comecei a me encantar pelos desenhos que ela postava no Instagram. E, a partir disso, conversei com ela e a convidei para realizar o projeto da exposição, porque acredito que ela precisa ocupar outros lugares, provocar e formar outros públicos. É um projeto que tem como um dos objetivos proporcionar para a Zona da Mata uma maior valorização e contato com uma exposição de arte, um projeto que foi pensado para essa região e é feito por e para as pessoas daqui”, conta Hevelyne Pereira.

“Essa exposição é importante não só para mim, que depois de 15 anos pintando ocuparei um espaço com a minha arte. Ela é importante para todas as mulheres da Zona da Mata, que vão poder se inspirar. Não é fácil, porque não possuímos espaço, mas juntas nós podemos criar parcerias para realizar. Por isso quero que outras mulheres vejam a exposição e pensem ‘eu também posso fazer’”, conclui a artista Geisiara.

A ARTISTA – Nascida em Itambé, em 1989, Geisiara Lima é uma das artistas mais proeminentes da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Graduada em filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Geisiara transita com maestria entre a poesia e as artes visuais, utilizando ambas as linguagens para abordar temas como ancestralidade, resistência e natureza.

Como poetisa, Geisiara já participou de diversas antologias literárias, incluindo Movimento Silêncio Interrompido: Goiana Revisitada e Antologia dos Poetas Nazarenos. É autora de livretos como Putrefatos, produzido em parceria com Anderson Coelho, e teve suas obras publicadas em revistas, zines e e-books demonstrando sua versatilidade em alcançar diferentes públicos.

No campo das artes visuais, Geisiara se destaca como ilustradora, com trabalhos que incluem capas de livros, cartazes e projetos artísticos. Sua produção combina de forma única a poesia e a imagem, criando uma narrativa coesa e sensível que reflete sua visão artística.

Além de sua produção individual, Geisiara é uma agente cultural ativa, coordenando projetos como Caçadores de Rascunho e o coletivo Ispia!, que promovem exposições, oficinas e intervenções culturais na região. Seu compromisso com a democratização da arte fortalece sua missão de transformar a cultura em um espaço acessível e inclusivo.

Serviço:

Lançamento da exposição Semeadoras, de Geisiara Lima – sábado (14), às 19h, no Atelier Valcira Santiago (Rua da Conceição, nº 55, Goiana-PE). Atrações musicais: Mônica Maria e DJ S.A.M. Entrada gratuita

< voltar para Artes Visuais