CicloFrevo promove ação bicicletiva e oficina gratuita no Recife
Parte do circuito Ciclos Culturais, iniciativa começa neste domingo (16), às 16h, com a produção da Lúden Cia. de Dança e incentivo da PNAB
Postado em: Artes Cênicas | Cultura popular e artesanato | Formação Cultural
Com cultura popular, dança, música e poesia, o CicloFrevo dá vida às vias cicláveis e ciclofaixas do Recife por meio de um desfile bicicletivo e oficina gratuita, neste domingo (16), das 16h às 17h, aberto ao público em geral. A iniciativa tem a produção da Lúden Cia. de Dança, companhia pernambucana autoral, sendo parte das ações Ciclos Culturais, que acontecem ao longo de todo o ano, com 12 apresentações no total e incentivo do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no Estado, via Governo de Pernambuco.
O desfile bicicletivo do frevo é realizado de maneira independente, assim como a oficina na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, às 16h30. A formação ocorre nos pontos fixos de parada durante o percurso, paralelamente às performances do circuito. O objetivo é levar as pessoas que assistem ao CicloFrevo para participarem da ação formativa. A direção geral dos Ciclos Culturais é do produtor cultural pernambucano e oficineiro de frevo Jose Valdomiro, mais conhecido como Minininho.
“Celebramos os ciclos culturais o ano inteiro, pois acreditamos na cultura popular como ferramenta que compõe a identidade cultural do povo pernambucano. Os Ciclos Culturais do CicloFrevo são parte da manutenção das práticas e do bem imaterial, que está inteiramente associado à arte no geral”, afirma.
O Dia do Frevo, patrimônio cultural imaterial da humanidade, foi celebrado recentemente, em 9 de fevereiro. O CicloFrevo também festeja o ritmo centenário.
“A oficina é voltada para o público presente nos pontos fixos durante o trajeto, acontecendo em praças, parques, pátios, feiras e mercados públicos. Para além da história e dos passos do frevo, a formação traz temáticas racial, social, de gênero, política, cultural e educativa, sendo assim uma construção que toca em diversas camadas artísticas”, declara.
Para essa ação o CicloFrevo reúne sete passistas e intérpretes: Bruna Renata, Maria Lucrécia (Fia Cachinhos), Neline Silvia, Patrícia Fernandes, Paulo Fernando, Wanderley Aires e Washington José. Também na equipe técnica, uma diversidade de profissionais de Pernambuco: Salatiel Bernardo (bicicleta sonora), Antônio Pastich e Wanderley Aires (ambos à frente da fotografia e vídeos), Daniel Lima (assessoria de imprensa), Adriano Alves (mídias sociais) e Marcela Rabelo (identidade visual).
“A celebração da vida e o motivo do sorriso, da descontração, da leveza e da brincadeira, a partir da dança, da música e da poesia, são momentos proporcionados pelo CicloFrevo. Nossas inspirações estão nas performances do gênero, nas referências das próprias comunidades e nos modos das relações com a periferia”, pontua.
Este ano a Lúden Cia. de Dança realizou o espetáculo CicloFrevo É Brega pelas vias cicláveis, ciclofaixas e mercados públicos do Recife. A companhia existe desde 2008 com o propósito de contribuir, por meio das expressões da cultura popular, especialmente das danças, para o fortalecimento, divulgação e preservação dos patrimônios culturais e imateriais da humanidade, tais como o frevo e o brega.
AGENDÃO - O CicloFrevo circula o ano inteiro, preservando sua continuidade de atividades. Entre as ações para 2025 estão desfile bicicletivo do frevo; oficina de frevo; desfile bicicletivo junino; espetáculo junino com danças (coco, xaxado, ciranda e quadrilha junina); desfile bicicletivo misto (carnavalesco, juninho e natalino); desfile bicicletivo natalino; espetáculo Onde Está o Boi do Ciclofrevo.
Com o CicloFrevo, que começou a rodar via Lei Aldir Blanc 2020, a Lúden tem conquistado espaço de atuação no cenário cultural pernambucano. Este projeto consiste em apresentações itinerantes de passistas-ciclistas em vias cicláveis. De 2022 até agora, fez espetáculos com diversas temáticas: Onde Está o Boi do CicloFrevo, encenado no período de natal; Junino no São João da Capital, apresentado no ciclo junino do Recife e de Caruaru.
Serviço:
CicloFrevo: Ciclos Culturais - domingo (16), das 16h às 17h (oficina na Avenida Rio Branco, Bairro do Recife, às 16h30)
Ficha técnica:
Realização: Lúden Cia. de Dança
Produtor e oficineiro do frevo: Jose Valdomiro (Minininho)
Bicicleta sonora: Salatiel Bernardo
Passistas e intérpretes: Bruna Renata, Maria Lucrécia (Fia Cachinhos), Neline Silvia, Patrícia Fernandes, Paulo Fernando, Wanderley Aires e Washington José
Fotografia e vídeos: Antônio Pastich e Wanderley Aires
Assessoria de imprensa: Daniel Lima
Mídias sociais: Adriano Alves
Identidade visual: Marcela Rabelo
