Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Nota de Solidariedade à Casa Xambá

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC), a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Comissão de Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Arquidiocese de Olinda e Recife, vêm a público manifestar solidariedade à Casa Xambá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, e ao babalorixá Ivo de Xambá, diante dos atos criminosos de racismo religioso e cultural ocorridos nos dias 19 e 25 de janeiro de 2025.

Os ataques aconteceram em frente ao terreiro localizado na Rua Severina Paraíso da Silva, nº 65, Quilombo do Portão do Gelo, Nação Xambá, bairro de São Benedito, em Olinda-PE.

A Constituição Federal assegura a liberdade de crença e a inviolabilidade dos locais de culto reafirmando o princípio do Estado laico e a necessidade de respeito à diversidade religiosa. O ataque à Casa Xambá não é apenas uma afronta à comunidade de terreiro, mas também um desrespeito à identidade cultural e histórica dos povos de matriz africana, cujas práticas e tradições são fundamentais para o Patrimônio Cultural de Pernambuco e do Brasil.

Ressaltamos que a Casa Xambá, reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco, desempenha um papel essencial na preservação da cultura afro-brasileira e no fortalecimento das expressões religiosas e artísticas de matriz africana. Repudiamos qualquer forma de intolerância e reafirmamos nosso compromisso na defesa dos direitos culturais e da convivência harmoniosa entre as diferentes tradições religiosas.

Esperamos que as autoridades competentes realizem uma investigação rigorosa e adotem medidas efetivas para coibir práticas discriminatórias e garantir a proteção dos povos de terreiro. Seguiremos atentos e atuantes para que a liberdade religiosa seja respeitada e valorizada em nossa sociedade.

Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC)
Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)
Comissão de Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Arquidiocese de Olinda e Recife

< voltar para Conselho de Preservação