Curta Taquary une cinema, educação e cidadania em seis cidades do Agreste com incentivo do Funcultura
Festival gratuito acontece de 16 a 22 de março, no Agreste de Pernambuco, com exibição de 87 curtas-metragens, além de atividades educativas e artísticas para todas as idades
Postado em: Audiovisual | Funcultura
A valorização da cultura, da educação e a conscientização ambiental são pilares do Curta Taquary, que chega à 18ª edição com uma vasta programação, entre os dias 16 e 22 de março. Além de Taquaritinga do Norte, onde se originou, o festival promove atividades em mais cinco cidades, celebrando o curso do Rio Capibaribe, que, novamente, é uma estrela do projeto. São elas: Poção, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus e Toritama. Durante a maratona cinematográfica, serão exibidos 87 curtas-metragens, de 16 estados, contemplando todas as regiões do Brasil. O público também poderá conferir apresentações teatrais e musicais e participar de atividades formativas, como oficinas e o 8ª Encontro de Cinema e Educação. Toda a programação é gratuita.
Por mais um ano, o Curta Taquary começará e se encerrará em datas simbólicas, acontecendo entre 16 (Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas) e 22 de março (Dia Mundial da Água). Para cada um dos 947 filmes inscritos, o festival plantará uma muda de árvores nativas do Agreste, contribuindo com o reflorestamento da região. Além do plantio das mudas nos afluentes e matas ciliares do Rio Capibaribe, a caravana Curta Taquary levará para seis cidades do Alto Capibaribe exibições dos curtas, oficina de formação audiovisual, apresentações culturais, entre outras atividades.
A programação de filmes deste ano conta com 87 curtas-metragens, contemplando 16 estados e as cinco regiões brasileiras (Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). São trabalhos que evidenciam a diversidade da produção contemporânea, com experimentações estéticas e temáticas as mais variadas possíveis, prezando também pela paridade de gênero, com 49% deles dirigidos por mulheres.
Os filmes presentes no Curta Taquary são agrupados nas seguintes mostras competitivas: Mostra Brasil; Mostra Pernambucana; Mostra Agreste; Mostra Por Um Mundo Melhor (produções com foco na educação ambiental); Mostra Primeiros Passos (para diretores/as em seu primeiro trabalho); Mostra Dália da Serra (voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas); Mostra Diversidade (obras que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas); Mostra Curtas Fantásticos (filmes de horror, ficção científica e fantasia); Mostra Universitária (direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação); Mostra Criancine (curtas voltados para o público infanto-juvenil). Haverá ainda uma sessão especial, com filmes fora de competição.
Os filmes premiados desta edição serão divulgados no dia 22 de março, a partir das 11h, com transmissão ao vivo no canal do festival no YouTube (@curtataquaryaudiovisual).
Além dos filmes, o público das seis cidades por onde o festival passará também assistirá às apresentações do espetáculo circense “LixoSHOW do Lixolino”, criado pelo palhaço, artista e ativista Murilo Tenório, Na obra, o palhaço Lixolino e seu companheiro de aventuras, Sassá, interagem com o público com brincadeiras, malabarismo e palhaçaria, transformando o que muitos consideram lixo em objetos fantásticos. A obra, alinhada aos princípios do Curta Taquary, estimula a conscientização ambiental, com arte e a partir da coletividade. No dia 22 de março, às 17h30, a Banda Musical Dom Luiz de Brito, de Taquaritinga do Norte, fará uma apresentação especial, na praça central da cidade.
Formação - A missão do Curta Taquary sempre foi além da exibição de filmes: a formação de plateias e o fomento de diálogos da arte com a sociedade, destacando questões do contemporâneo, são parte integrante do festival. Por isso, encontros educativos e ações ambientais acontecerão durante o festival, com a presença de 28 instituições de ensino, como o Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, escolas públicas e privadas, faculdades, prefeituras e entidades e associações ambientais da região.
Durante o festival, acontecerá a oficina de Tie-Dye, para crianças e adolescentes de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, o curso de Viveiristas Florestais, em Poção e Brejo da Madre de Deus, e visitações às estações de tratamento em Santa Cruz do Capibaribe, com as participações de alunos de Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Taquaritinga do Norte. Atividades em parceria com a Compesa.
Unindo realizadoras(es), educadoras(es), cineclubistas, estudantes, profissionais do audiovisual e outras áreas, o já conhecido Encontro de Cinema e Educação chega à oitava edição, no dia 22 de março, último dia do festival. A atividade solidifica a missão do Curta Taquary de promover diálogos em torno da potência do cinema como ferramenta de aprendizagem e transformação social, incentivando as diversas gerações a refletirem sobre conhecimentos ancestrais e questões do presente e futuro.
Este ano, também será realizado o concurso de vídeos “Rios de Imagens”, com o intuito de promover reflexões sobre temáticas socioambientais junto às crianças e adolescentes matriculados nas escolas das cidades onde o festival acontecerá. Os jovens serão estimulados a usar a criatividade em vídeos de até um minuto, inspirando-se ou adaptando poemas de autoria de escritores do Agreste pernambucano. Os filmes serão exibidos em cada cidade no qual foram produzidos durante o festival, e também na grade de programação da TV Pernambuco.
Homenagem - Em sua 18ª edição, o Curta Taquary homenageia a atriz Soia Lira. Nascida em Cajazeiras, na Paraíba, Maria Auxiliadora Lira de Souza (seu nome de batismo) se envolveu com a arte desde pequena, a partir do teatro e da influência de sua família, também formada por artistas. Sua vasta carreira transita pelo teatro, na televisão e no cinema. Entre seus trabalhos estão “Central do Brasil” e “Abril Despedaçado”, de Walter Salles; “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, e “Pacarrete”, de Allan Deberton, pelo qual foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Gramado, em 2019, como também em diversos curtas-metragens, a exemplo, “Nua” de Fabi Melo e “Cavalo Marinho” de Leo Tabosa, filmes que integram a programação desta edição.
O Curta Taquary é uma realização da Taquary Filmes e Tá Bonito Pra Chover Produções e tem incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Apoio cultural: Mistika, TV Pernambuco e Gráfica Fonseca. Parceria Cultural e Educacional: Compesa, Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Prefeitura de Taquaritinga do Norte, Prefeitura de Toritama, Prefeitura de Poção, Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, Prefeitura de Jataúba e Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.
Serviço:
18º Curta Taquary
Período: de 16 a 22 de março de 2025
Locais: Taquaritinga do Norte, Poção, Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama
Gratuito

