Secretaria de Cultura lança edital para seleção de pareceristas nesta sexta-feira (21)
Postado em: Secretaria de Cultura
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, lança, nesta sexta-feira (21), o edital para seleção de pessoas físicas e/ou Microempreendedores Individuais – MEI com a finalidade de compor as Comissões de Seleção de projetos apresentados nos editais e chamamentos públicos da Secult-PE.
O edital tem por objetivo a formação de banco de pareceristas que possam vir a exercer as atividades de análise, classificação e emissão de Parecer Técnico sobre propostas e ações culturais no âmbito dos Editais e Chamadas Públicas lançados pela Secretaria Estadual de Cultura.
Os selecionados poderão ser convocados para analisar os projetos inscritos nos editais publicados durante o período de vigência do edital, com validade de 24 (vinte e quatro) meses, prorrogável por mais 24 (vinte e quatro) meses, a critério da Secretaria de Cultura.
Os candidatos deverão estar cadastrados no Mapa Cultural de Pernambuco, como Agente Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente por meio da mesma plataforma: www.mapacultural.pe.gov.br, a qualquer tempo, a partir do próximo dia 21 de março.
As inscrições deverão ser realizadas do dia 21 de março de 2025 até 19 de março de 2027 às 16h59, através da Aba Oportunidades, no Mapa Cultural, no link: https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/2581#info;
Veja aqui o edital e seus anexos no Portal CulturaPE
REQUISITOS – Poderão se inscrever profissionais pessoas físicas, maiores de 18 anos, que residam no território nacional e Microempreendedores Individuais (MEI), que tenham sua sede no Brasil.
Somente o candidato inscrito poderá realizar a prestação de serviço de análise dos projetos, não sendo permitida a designação a terceiros que, ocorrendo, estará sujeita a penalidades cabíveis.
O candidato deverá possuir, além da qualificação e atuação profissional, experiência e conhecimento em análise e julgamento e execução de projetos culturais nas áreas/ linguagens culturais que pretende atuar; capacidade para redigir textos com impessoalidade, clareza e concisão; e conhecimento básico em informática, na utilização de programas de edição de textos e planilhas.
O candidato deverá indicar as Áreas/Linguagens Culturais que pretende inscrever-se para emissão de análise, considerando os seguintes segmentos:
Artesanato
Artes Circenses
Arte-Educação
Artes Visuais
Arte-Tecnologia
Audiovisual
Ciclos culturais tradicionais (Carnaval, Semana Santa, São João e Natal)
Comunicação
Cultura Digital
Cultura LGBTQIAPN+
Culturas Periféricas
Cultura Popular e Tradicional
Dança
Design
Economia Criativa, Economia da Cultura e Empreendedorismo Cultural
Economia Solidária
Formação e capacitação cultural
Fotografia
Gastronomia
Gestão de Equipamentos Culturais (bibliotecas, museus, cinemas, centros culturais, teatros, arquivos, casas de espetáculos etc..)
Jogos eletrônicos
Juventude
Livro, Leitura, Escrita, Literatura e contação de histórias
Moda
Museus
Música
Ópera
Patrimônio Imaterial
Patrimônio Material (artístico, histórico, arquitetônico, arqueológico, paleontológico, cientifico e geocultural)
Pesquisa cultural
Teatro
O resultado final com a lista dos selecionados por Área/Linguagem Cultural, será publicado, em sua integralidade, no Portal Cultura-PE (www.cultura.pe.gov.br). Além disso, o respectivo extrato, do resultado final, será publicado no Diário Oficial do Estado.