Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Filme com Mestre Barachinha estreia em escolas da Zona da Mata com incentivo do Funcultura

“Meu Balão Vai Voar em Portugal” registra apresentações culturais e oficinas realizadas por artistas pernambucanos na Europa

Mestre Barachinha . Imagem: José de Holanda.

Mestre Barachinha . Imagem: José de Holanda.

Com incentivo do Funcultura, estreia nesta quarta-feira (9) o filme “Meu Balão Vai Voar em Portugal”, que acompanha a viagem de Mestre Barachinha e do Maracatu Estrela de Tracunhaém a Portugal. A produção será exibida gratuitamente em escolas públicas de Araçoiaba, Tracunhaém e Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A iniciativa é uma realização da Buruçu e da Cria – Produções Artísticas e de Turismo, com apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), Fundarpe e Governo de Pernambuco.

O filme mostra como a tradição oral e os saberes populares de Pernambuco atravessaram o oceano e ganharam novas formas de escuta em terras portuguesas. Dividido em três partes, o registro audiovisual acompanha o grupo durante apresentações e oficinas realizadas em cidades como Coimbra e na Aldeia de Fafião, durante o Festival Aldeia dos Lobos, em julho de 2024.

Cultura oral em movimento

Com direção de Rui Mendonça, o filme destaca o impacto da oralidade poética e da corporalidade na transmissão de memórias e saberes. Mestre Barachinha, com cinco décadas de atuação no maracatu e na poesia popular, é um dos principais nomes da cultura oral do estado. Sua carreira inclui colaborações com artistas como Siba Veloso, com quem gravou o álbum No Baque Solto Somente e participou do projeto Fuloresta do Samba.

O documentário também traz imagens do Maracatu Estrela de Tracunhaém, o grupo mais antigo em atividade no município e reconhecido nacionalmente por sua trajetória. Em 2011, o grupo foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, maior honraria da cultura brasileira.

A proposta do projeto é reforçar o valor da palavra cantada e improvisada, reinventando a língua portuguesa a partir da perspectiva da cultura popular pernambucana – com seus ritmos, versos, sotaques e corporeidades.

Onde assistir?

As exibições do filme acontecem ao longo do dia 9 de abril nas seguintes escolas públicas:

9h – Escola Maria Gayão Pessoa Guerra, em Araçoiaba

11h – Escola Dr. Walfredo de Melo, em Tracunhaém

15h – Escola Dom Vieira, em Nazaré da Mata

Mestre Barachinha e integrantes do Maracatu Estrela de Tracunhaém estarão presentes nos encontros com estudantes, promovendo trocas e vivências com os jovens das três cidades.

< voltar para Funcultura