Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Fundarpe promove roda de conversa na Semana Estadual da Capoeira

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Já é tradição em Pernambuco: a terceira semana de maio tem ginga, armada, meia-lua e o som do berimbau. A cada ano acontece nesta data a Semana Estadual da Capoeira, com ações de debates e de celebração desta tradição secular. Este ano, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, a Fundarpe, comemora a capoeira com dois dias de rodas de conversa, nesta sexta (23) e sábado (24), respectivamente no Mercado Eufrásio Barbosa (Olinda) e no Museu da Abolição (Recife).

Dois dias inteiramente dedicados ao diálogo entre mestres, contramestres, capoeiristas e pesquisadores com a Gerência de Patrimônio Imaterial da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe. O objetivo desse grande encontro é trabalhar na debater pautas relacionadas à salvaguarda da capoeira, bem como realizar devolutivas, desenvolver a agenda de ações e fortalecer e divulgar a programação itinerante que os próprios fazedores realizam também nos seus territórios.

A sexta será marcada pela roda de conversa “Frevo, Capoeira e Passo”. “Queremos promover o diálogo entre fazedores da Capoeira e o Frevo, por meio do relato da experiência na elaboração do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo. A apresentação do percurso de mobilização social, das estratégias participativas adotadas e das etapas de construção desse plano contribuirá para a formação e articulação dos detentores da Capoeira — mestres, mestras, grupos e coletivos — que estão na construção de seu próprio plano de salvaguarda”, pontua a gerente de Patrimônio Imaterial da Fundarpe, Lana Monteiro.

E no sábado, no Museu da Abolição, a roda de conversa será a partir do tema  “A Capoeira chama e a gente responde com corpo, canto e memória”, às 13h00. O objetivo deste segundo dia é realizar devolutivas solicitadas em reuniões públicas; reativação do cronograma de atividades da Comissão Estadual para Salvaguarda da Capoeira (Portaria Conjunta SECULT e Fundarpe nº 002/2022) visando a elaboração do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Estado de Pernambuco; e formação da comissão de organização da Semana Estadual da Capoeira – edição de 2026.

 

< voltar para Povos tradicionais e populações rurais