Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Museu do Couro foi ponto de intercâmbio entre a cultura popular, circo, música e moda em Salgueiro

Polo reuniu as mais diversas linguagens artísticas às margens do Açude Velho durante os três dias de programação do Festival Pernambuco Meu País no município do Sertão

Foto: Daniela Pedrosa/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Daniela Pedrosa/Secult-PE/Fundarpe

País das Brincadeiras levou muita alegria e diversão para a criançada

O último dia do Festival Pernambuco Meu País celebrou com intensidade e emoção o intercâmbio entre as mais diversas linguagens artísticas neste domingo (27/07), às margens do Açude Velho, em Salgueiro. O espaço reuniu quatro “países” que compõem o conceito do festival, o da Cultura Popular, o das Brincadeiras, o da Música e o das Conexões Criativas. O público marcou presença em peso e foi testemunha de uma programação vibrante, repleta de cores, ritmos e tradição.

No País das Brincadeiras, a tarde começou às 15h com o espetáculo “Festejar o Show”, que encantou crianças e famílias com música, dança e muita alegria. Às 16h, uma versão lúdica do clássico “Os Três Porquinhos” trouxe encantamento ao público infantil. Logo depois, às 17h, o espetáculo “Respeitável Público” envolveu adultos e crianças em uma atmosfera circense, com palhaçaria, acrobacias e diversão do início ao fim.

“A gente está muito feliz em poder trazer aqui para a cidade de Salgueiro uma programação com essas linguagens desenvolvidas. Então tem circo, teatro, tem dança, programação para toda a família. A gente foi muito bem recebido aqui, um público caloroso, participativo. A gente está muito feliz e sai daqui com a sensação de missão cumprida. Hoje, aqui no País das Brincadeiras, a gente saiu da lona para a área externa com o espetáculo ‘O Encontro da Tempestade e a Guerra’, e foi uma experiência incrível para todos que presenciaram!”, expressou o assessor de Artes Circenses da Secult-PE, André Ramos. “O Encontro da Tempestade e a Guerra” é uma performance de circo negro, afrocêntrico e arquetípico, que celebra as energias dos orixás Yansã e Ogum, com elementos de circo, dança, música e espiritualidade.

No País das Conexões Criativas, sediado no Centro de Vocação Tecnológico (CVT), o destaque foi o desfile da coleção do Quilombo de Conceição das Crioulas, às 16h20. A performance uniu moda, ancestralidade e identidade em uma homenagem à comunidade quilombola, emocionando o público com uma representação potente de resistência e cultura.

Foto: Daniela Pedrosa/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Daniela Pedrosa/Secult-PE/Fundarpe

País da Cultura Popular foi um grande encontro de tradições

No País das Culturas Populares, a tarde começou também às 15h com a apresentação do grupo de dança Gilvan Santos, que apresentou o espetáculo “Xaxado de Lampião”, resgatando a história do cangaço com coreografias envolventes. Às 16h, o Reisado do Inhanhum trouxe sua manifestação simbólica e festiva, seguido às 17h pelo Grupo de Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça, que levantou o público com o som contagiante do coco e a força dos tambores.

“Hoje aqui no palco do País das Culturas Populares nós tivemos atrações como o espetáculo do Xaxado de Lampião, do grupo Dança Gilmar Santos, lá de Serra Talhada, o Reisado de Inhanhum, de Santa Maria da Boa Vista, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco, e o Grupo de Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça, que é de Afogados da Ingazeira. Essa programação é muito importante para a cultura popular. O incentivo que o Governo dá a todas as culturas populares do nosso estado”, ressaltou o assessor de Cultura Popular da Secult-PE, Marconi Abreu.

O País da Música iniciou a programação às 18h, com abertura pela mestre de cerimônia Luna Vitrolira. O cantor Jay Ferrí levou a sua fusão de ritmos nordestinos e presença marcante. Em seguida foi a vez de Tonfil assumir o palco, conduzindo uma apresentação repleta de poesia, crítica social e musicalidade envolvente, em uma celebração coletiva da cultura pernambucana.

< voltar para PE Meu País