Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Com frevo e sala lotada, Cinema São Luiz recebe pré-estreia de “O Agente Secreto” com elenco e equipe

Retornando com sua capacidade completa de público, Cinema São Luiz teve noite histórica para o audiovisual pernambucano e brasileiro

Foto Simon Filmes - SecultPE - Fundarpe (4)

O audiovisual pernambucano viveu, nesta última quarta-feira (10),  uma noite histórica em um de seus maiores símbolos, o Cinema São Luiz. A pré-estreia do filme “O Agente Secreto”, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, lotou o cinema da Rua da Aurora, que a partir de agora volta a receber sua capacidade completa de público, de 992 lugares, com o retorno do balcão. O evento contou com a presença do diretor e membros da equipe e elenco, como os atores Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido.

Na ocasião,  estiveram presentes a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, a secretária de Cultura, Cacau de Paula, e a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, que celebraram a grandiosidade da noite para o cinema e a cultura pernambucana.

“A gravação contou com apoio do Governo do Estado ao filme desde o primeiro momento, viabilizando inclusive sets de filmagem, chegando junto. O Cinema São Luiz é palco desse filme. Há toda essa sinergia e nós estamos reforçando nossos investimentos, a partir das diretrizes da governadora Raquel Lyra, no fomento do audiovisual de Pernambuco e na preservação e recuperação de equipamentos culturais”, declarou a vice-governadora do Estado, Priscila Krause.

“É um dia muito importante para o Cinema São Luiz, a gente reabre o balcão, operando em plena capacidade, 992 lugares, mas hoje aqui a gente celebra também uma grande produção pernambucana, O Agente Secreto, um filme no qual o Cinema São Luiz é protagonista. Assistir aqui tem um gostinho especial, de assistir em um dos personagens da obra, que leva a imagem de Pernambuco para o mundo, tendo nossa cultura popular também como grande protagonista”, complementou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

“O Agente Secreto conta tanto sobre o Recife e Pernambuco, então nada melhor do que estarmos aqui, com a plena capacidade de plateia na nossa sala de exibição. É o Governo de Pernambuco requalificando os equipamentos culturais sob sua gestão, mas, ao mesmo tempo, valorizando a nossa produção artística, a nossa produção cultural, e o tão consagrado no mundo todo, o audiovisual pernambucano”, afirmou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Após todos devidamente instalados nos dois andares do cinema, a caravana com a equipe e o elenco chegou na Rua da Aurora. Estiveram presentes nomes como o diretor Kleber Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux e os atores Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Suzy Lopes, Rubens Santos, além de membros técnicos de todos os departamentos do filme. Após uma coletiva de imprensa no hall do segundo andar, toda a comitiva entrou na sala de cinema muito bem acompanhada pela Orquestra Popular do Recife e o Guerreiros do Passo, com o frevo tornando o cinema em um palco também de festa.

“Toda vez que eu lanço um filme, geralmente fora do Recife, pelo mundo afora, sempre me chama muita atenção quando me perguntam ‘por que filmar de novo Recife?’ e a resposta é muito simples, eu moro no Recife, eu cresci aqui, então para mim, é natural isso. Eu acho que O Agente Secreto é minha visão poética dessa cidade, nada realmente é verdadeiro, mas tudo é muito honesto. Estava muito ansioso para ver o filme, estamos com uma parte do elenco, porque foram mais de 1.300 pessoas de quatro países, algo muito especial”, afirmou o cineasta Kleber Mendonça Filho.

Foto Simon Filmes - SecultPE - Fundarpe (7)

Logo em seguida, o tradicional e encantador ritual do Cinema São Luiz começou a ser operado. As luzes se apagaram, os vitrais se acenderam, as cortinas abriram e começou mais uma das sessões históricas que o equipamento já recebeu nos seus 73 anos.

Foto Simon Filmes - SecultPE - Fundarpe (9)

 

 

< voltar para Audiovisual