O Brilho da Oxum no Sertão: Maracatu Raízes do Sertão anuncia circulação em Pernambuco
Na ocasião estará sendo lançado o EP inédito gravado de forma independente, além da estreia do novo figurino do grupo
Postado em: Funcultura | Fundarpe | Home | Secretaria de Cultura

O Maracatu Raízes do Sertão, grupo com dez anos de fundação e resistência cultural na periferia de Arcoverde, lança o projeto de circulação “O Brilho da Oxum do Agreste ao Sertão”. Este projeto grandioso levará apresentações e oficinas gratuitas a quatro importantes cidades de Pernambuco, com enfoque na difusão da cultura e das religiões afro-brasileiras. A circulação será o palco para o lançamento do primeiro EP independente do grupo, também intitulado “O Brilho da Oxum”, e a grande estreia do novo figurino da corte real e dos batuqueiros. O projeto “O Brilho da Oxum do Agreste ao Sertão” tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco por meio do Funcultura.
O show “No Brilho da Oxum” é um espetáculo híbrido de música e dança que presta homenagem à grande padroeira do Maracatu Raízes do Sertão, Oxum, a Orixá da beleza, do amor e das águas doces. O EP, com seis faixas autorais inéditas, e o novo figurino, são inteiramente inspirados no ouro e na abundância que Oxum traz, celebrando a divindade em um contexto sertanejo.
O espetáculo tem a missão de mostrar a cultura de Terreiro, exibindo o brilho da Corte Real e o respeito aos Orixás da religião de Matrizes Africanas no palco, promovendo a beleza e a riqueza dessa tradição. “Levar a beleza, o ouro e a essência de nossa Mãe Oxum para o Agreste e Sertão, com um figurino totalmente renovado e nossas canções autorais, é a nossa forma de celebrar e reafirmar nosso compromisso com a cultura popular e as religiões de matriz africana ” afirma Walderlan Baltazar, mestre do Maracatu Raízes do Sertão.
Em cada cidade, o público poderá participar da oficina gratuita “Da Batida do Tambor ao Compasso do Maracatu”, que abordará os diferentes ritmos e danças do Maracatu de baque virado para os Orixás, transmitindo o conhecimento na tradição oral de geração em geração. As oficinas abordarão a importância do Maracatu — reconhecido como Patrimônio Imaterial — para a cultura pernambucana. No total serão disponibilizadas 25 vagas em cada cidade.
As cidades que receberão a circulação são: Caruaru (Agreste Central), Belo Jardim (Agreste Central), Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e Ouricuri (Sertão do Araripe). As atividades foram programadas para acontecer prioritariamente em terreiros de cultura popular e sedes de grupos que vivenciam a cultura afro-brasileira, buscando combater a ignorância e a estigmatização das práticas de matriz africana através da arte.
As atividades do projeto ocorrerão e contarão com a presença de intérpretes de Libras para garantir a acessibilidade da comunidade surda e ensurdecida.
Lançamento Digital do EP
O álbum “O Brilho da Oxum” estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 30 de Outubro. O EP conta com seis faixas autorais e mostra um pouco da vivência do Maracatu em periferias e a tradição dos Orixás no Maracatu. O álbum traz a essência, a beleza e o ouro da nossa mãe Oxum, Patrona do Maracatu Raízes do Sertão.
O projeto “O Brilho da Oxum do Agreste ao Sertão” tem incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado e apoio de Boi Tira Teima e Fundação de Cultura de Caruaru, Boi da Gente e Secretaria de Cultura de Belo Jardim, Museu do Cangaço e Xaxado Cabras de Lampião, Projeto Cultural Aricuri e Secretaria de Cultura de Ouricuri.
Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas através do
instagram @associacao.cultural.raizes e @maracaturaizesdo
SERVIÇO
Circulação O Brilho da Oxum do Agreste ao Sertão
Oficina – Na Batida do Tambor ao Compasso do Maracatu
Show – No Brilho da Oxum
1 a 29 de novembro de 2025
Gratuito
Caruaru
Oficina: 1° de Novembro (sábado) – 15h às 17h
Local: Ponto de Cultura Boi Tira-Teima
Endereço: Rua Major João Coelho, S/N, Casarão das Rendeiras, Caruaru-PE.
Show: 2 de Novembro (domingo) às 17h
Local: Estação Ferroviária de Caruaru
Endereço: Centro, Caruaru-PE.
Belo Jardim
Oficina: 15 de Novembro (sábado) – 15h às 17h
Local: Centro Social de Belo Jardim
Endereço: Rua Sebastião Rodrigues da Costa, São Pedro, Belo Jardim-PE.
Show: 16 de Novembro (domingo) às 18h
Local: Praça Padre Cícero
Endereço: Centro, Belo Jardim-PE.
Serra Talhada
Oficina: 22 de Novembro (sábado) – 15h às 17h
Local: Museu do Cangaço
Endereço: Vila Ferroviária, S/N, São Cristóvão, Serra Talhada-PE.
Show: 23 de Novembro (domingo) às 17h
Local: Museu do Cangaço Endereço: Vila Ferroviária, S/N, São Cristóvão, Serra
Talhada-PE.
Ouricuri
Oficina: 29 de Novembro (sábado) – 10h às 12h
Local: Praça do CEU Endereço: Av. Fernando Bezerra, S/N, Ipsep, Ouricuri-PE.
Show: 29 de Novembro (sábado) às 17h
Local: Praça Frei Damião Endereço: Centro, Ouricuri-PE.